Notícias

VISITAS TÉCNICAS AOS CÂMPUS

Proaes realiza visita técnicas aos câmpus de Bacabal e Codó

publicado: 21/02/2024 13h12, última modificação: 23/02/2024 11h18
Proaes realiza visita técnicas aos campus de Bacabal e Codó

Com o objetivo de realizar melhorias e identificar necessidades em cada centro acadêmico, a equipe da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) realizou visitas técnicas nos câmpus de Bacabal e Codó, nos dias 15 e 16 de fevereiro, respectivamente.

Segundo Danilo Lopes, pró-reitor da Proaes, durante a visita, foram analisados os restaurantes e refeitórios dos câmpus, conhecendo a infraestrutura de cada um deles e verificando as condições de melhorias que podem ser realizadas. Ainda segundo o pró-reitor, o diálogo com os apoios acadêmicos de cada um dos câmpus também foi relevante para que a Proaes pudesse identificar as principais demandas relacionadas às concessões de bolsas e auxílios, assim como estabelecer discussões, buscando soluções para aperfeiçoar os editais que estabelecem as normatizações para a realização das demandas no que se refere ao oferecimento de bolsas para a comunidade discente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Visitas técnicas - Bacabal e Codó - 15 e 16/02/24

 

Lucélia de Sousa, diretora do Centro de Ciências de Bacabal, fala sobre a importância da visita para o Câmpus de Bacabal e o que acrescenta no desenvolvimento das atividades: “A visita do superintendente de infraestrutura, Guilherme Abreu, e do pró-reitor de Assistência Estudantil, Danilo Lopes, foi de suma importância para a verificação in loco das solicitações descritas em ordens de serviço ou pedidos, pois, muitas vezes, o que é descrito nos relatórios não demonstra de forma tão eficaz a necessidade. Além disso, esse contato aproxima, ainda mais, o diálogo já estabelecido entre o Centro e a atual Gestão Superior, nesse caso, representado pela Sinfra e Proaes”.

Arlane Manoel Silva, diretor do Centro de Codó, descreve a visita como de extrema importância e afirma: "É a primeira vez que temos uma discussão como essa, uma visita do pró-reitor para discutir as questões apropriadas da assistência estudantil com os alunos e também com o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE). Agrademos e terminamos essa reunião com um sentimento de gratidão pela oportunidade. O pró-reitor, professor Danilo, aproveitou a ocasião para verificar toda a infraestrutura que destinamos à comunidade estudantil, como, por exemplo, a quadra que acabamos de revitalizar". 

Ele ainda acrescentou sobre a reunião realizada entre o pró-reitor, o NAE e com as lideranças estudantis dos cursos de graduação do Câmpus de Codó: "Nessa reunião, foram apresentadas as diversas demandas que os estudantes têm de material esportivo, de melhorias dos espaços, bolsas de auxílio, dessa forma, o pró-reitor pôde apresentar o que estava sendo feito na PROAES, de modo que se conseguiu um consenso sobre o que poderia ser atendido. A sensação é de que foi uma reunião extremamente produtiva, em que os alunos puderam ter uma visão melhor da pró-reitoria, especialmente com essa proximidade, com esse contato diretamente com o pró-reitor e com toda a equipe da Proaes".

A visita buscou estabelecer uma integração coletiva entre os Núcleos de Assistências Estudantis setoriais, de cada um dos câmpus, com a Diretoria de Assistência Estudantil da Proaes, inserindo-os nos processos de aprimoramento e soluções das questões assistenciais, como: participação, com a contribuição de subsídios na elaboração de editais que normatizam a concessão de bolsas para os estudantes em estado de vulnerabilidade socioeconômica, além de dar o devido apoio na promoção de eventos educativos universitários como: outubro rosa, novembro azul e janeiro branco, participando das discussões relativas ao projetos voltados para demandas de aumento de concessão, bem como valores, das bolsas auxílio, destinadas aos estudantes, em cada um dos centros acadêmicos do continente.

“Buscamos promover integração e participação das Atléticas e Seleções Acadêmica dos câmpus também, buscando fomentar o esporte, a cultura e o lazer na propagação em eventos esportivos e culturais: municipal, estadual e nacional. Fazemos a gestão junto à Superintendência de Infraestrutura no sentido de promover a recuperação da estrutura dos espaços destinados aos estudantes, tais como: Centro Acadêmico Estudantil, Moradias Universitárias, áreas dos Restaurantes Universitários, com salas de convivências para os estudantes, estruturas das Quadras Esportivas, deixando-os adequados e em condições de uso para a prática do esporte e lazer”, afirmou Danilo Lopes

Por: Karina Soares

Produção: Sarah Dantas

Fotos: Leo Santos 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: