Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência promove pesquisa de opinião sobre o PDI 2022-2026 da UFMA

publicado: 24/03/2021 08h00, última modificação: 24/03/2021 13h47

Visando subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2026, a UFMA lançou uma pesquisa de opinião, via formulário eletrônico. Podem responder pessoas tanto da comunidade interna quanto externa à instituição. As perguntas estão relacionadas ao atual PDI e sobre o que as pessoas desejam para a formação do próximo Plano e para o desenvolvimento da UFMA.

A pesquisa de opinião é rápida, sendo respondida em menos de cinco minutos, onde o participante poderá fornecer subsídios para a revisão da missão e visão institucional, bem como demais informações relevantes para o início dos trabalhos junto com as unidades administrativas da UFMA. Podem participar da pesquisa servidores, colaboradores contratados, discentes e sociedade em geral.

“É importante entender que esse primeiro momento é de diagnóstico sobre como a comunidade interna, a sociedade e os órgãos que estamos envolvidos reconhecem a instituição, para avaliarmos o posicionamento que a ela tem nesses ambientes e perceber como a Universidade é vista e reconhecida nas suas áreas de atuação”, explicou o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins Pontes.

Neste ano, segundo ele, a UFMA tem o compromisso de tornar o PDI ainda mais colaborativo e eficiente. “O questionário pode ser respondido por todos os públicos da instituição (estudantes, técnicos, docentes, terceirizados, fornecedores e comunidade externa). Qualquer pessoa que tenha interesse na nossa instituição pode preenchê-lo e nossa intenção é que seja a maior quantidade de pessoas possível de todos os públicos para que tenhamos uma visão geral sobre a instituição”, afirmou Pontes.

O pró-reitor também detalhou que as respostas permitirão avaliar a instituição e elaborar um diagnóstico preliminar sobre como a UFMA é vista, inclusive suas limitações e necessidades, de modo a se saber o que é fundamental para reconhecer onde serão direcionadas as ações do PDI, onde a Universidade deve se desenvolver e quais ferramentas poderão ser utilizadas para atender esse processo de mudança e atendimento das demandas do público e da sociedade.

“Notamos nas respostas que já estamos coletando, essa necessidade de atendimento virtual das demandas da comunidade. O Plano de Desenvolvimento Institucional é necessário para que nos adequemos ao mundo, às necessidades da sociedade externa e interna, além de avaliar o que construímos nos últimos quatro anos, onde chegamos e o que precisamos fazer para avançar cada vez mais. É um planejamento estratégico que visa a melhoria contínua da instituição”, acrescentou Pontes.

Saiba +

O PDI 2022-2026 é coordenado pela Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional, juntamente com a Divisão de Organização e Modernização Institucional (DOMI), ambas vinculadas à Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT) da UFMA.

Após o diagnóstico preliminar, será construída uma proposta do PDI 2022-2026, em colaboração com ações de várias comissões integradas, em que serão ouvidas as comunidades por meio de fóruns. Cada comissão desenvolverá as condições, as métricas, as ações que constarão no Plano de Desenvolvimento Institucional. “Haverá pelo menos mais quatro fases de escuta, divididas por áreas para sistematizar todo o processo”, finalizou o pró-reitor Walber Pontes.

Para saber mais sobre a proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026, acesse https://portalpadrao.ufma.br/site/servicos-a-comunidade/pdi.