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Pró-reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência apresenta relatório operacional 2019-2023 na tarde dessa quarta-feira, 8, no Câmpus São Luís

publicado: 09/11/2023 16h00, última modificação: 09/11/2023 21h54
Pró-reitoria de Gestão e Transparência apresenta relatório operacional 2019-2023 na tarde dessa quarta-feira, 8, no Câmpus São Luís

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoveu, na tarde dessa quarta-feira, 8, a apresentação e entrega do Relatório Operacional da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT) referente ao período de 2019-2023. O evento ocorreu no auditório do prédio da Ageufma, com a presença da reitoria, pró-reitores, superintendentes, diretores, servidores e colaboradores da instituição.

A mesa de solenidade foi composta pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado, o vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos, o pró-reitor da PPGT, Walber Lins Pontes, e pelo pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho.

O encontro teve início com a exibição de um vídeo que apresentou, de maneira sucinta, transparente, precisa e objetiva, as realizações da PPGT durante o período mencionado.

Na sequência, ao fazer uso da palavra, o pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho, parabenizou o trabalho desenvolvido pela PPGT. “Nossa palavra é uma palavra de agradecimento para o nosso pró-reitor e toda a sua equipe pelo excelente trabalho que está desenvolvendo na pró-reitoria. Quero dizer que o professor Walber é um lutador incansável, principalmente na questão da transparência dos dados da Universidade. Ele tem melhorado bastante os nossos indicadores junto à CGU. E é importante isso para a Universidade, porque a Universidade precisa mostrar para a sociedade o que está acontecendo aqui dentro” destaca.

Em seguida, o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio, também destacou o papel da pró-reitoria no processo de transparência. “Acredito que o Walber, conforme mencionado pelo professor Fernando, dedicou-se intensamente, liderando uma equipe que desempenhou um trabalho monumental. Esse esforço foi fundamental para que, quatro anos depois, a Universidade pudesse enfrentar uma pandemia e realizar tudo o que realizou, como evidenciado pelos resultados visíveis nos câmpus — nos oito câmpus do interior e na cidade universitária. Se você percorrer esses locais, poderá constatar os frutos do árduo trabalho da equipe do Walber, que cuidou minuciosamente das finanças, enfrentando desafios significativos em termos de orçamento da Universidade. Eu estava sempre lá e sempre a gente ouvia os desafios que eram postos, dizer também que esse auditório não está cheio à toa, tem muita gente aqui que nem é da PPGT, então isso também significa, de certa forma, o prestígio que nós damos tanto ao Walber quanto à equipe dele” salientou.

A Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência desempenha um papel crucial na administração e no fortalecimento da UFMA, assegurando a integridade, eficiência e transparência das ações institucionais. Atualmente, a PPGT atua em 13 comissões da UFMA e conta com uma equipe de 93 pessoas, entre servidores e colaboradores.

Durante a apresentação, a pró-reitoria detalhou as ações realizadas ao longo do período de 2019 a 2023, abrangendo melhorias nos processos administrativos, avanços na área de tecnologia da informação, aprimoramento da governança, e iniciativas relacionadas à transparência, entre outras. Adicionalmente, foram ressaltados os desafios enfrentados, como o contexto de cortes orçamentários e a necessidade de adaptação às demandas decorrentes da pandemia de covid-19.

O relatório representa o fruto de quatro anos de trabalho árduo e dedicação, destacando as principais realizações, desafios enfrentados e projetos futuros. Aborda os principais avanços conquistados pela PPGT, como, por exemplo, atualização do portal da transparência e acesso à informação; realização de 161 ações de integridade; 435 emissões de portarias; implantação de sistemas como o SEI, SCDP, GLPI-PPGT, e almoxarifado virtual; substituição de comprovantes de entrega de materiais, físicos por digitais; ações de modernização dos procedimentos contratuais; além de parcerias e convênios com fundações de apoio. Para saber mais, acesse aqui o relatório completo.  

O pró-reitor da PPGT, Walber Lins Pontes, destacou o esforço dedicado da equipe ao longo dos quatro anos, contribuindo para que a UFMA alcançasse um nível de excelência acadêmica. “Elaboramos o relatório operacional da PPGT para destacar as ações realizadas durante o terceiro mandato do professor Natalino, abrangendo o período de 11 de novembro de 2019 até a data atual. O relatório enfoca, principalmente, a modernização, o desenvolvimento, a normatização e melhorias institucionais. O ponto central é que realizamos cerca de 257 ações ao longo desses quatro anos, demonstrando nosso compromisso com a integridade, transparência e melhoria institucional. Destacamos a reorganização da estrutura administrativa, atualização do regimento e estatuto da Universidade, atendimento às recomendações de órgãos de controle e a implementação de centrais de atendimento, além de apoiar a comunidade durante a pandemia. Trabalhamos em parceria com toda a Universidade para melhor servir nossa comunidade e instituição” pontuou.

Nesse sentido, durante a cerimônia, como gesto de reconhecimento aos colaboradores e servidores da PPGT, o pró-reitor Walber Pontes entregou a cada um uma placa de agradecimento pelos serviços prestados.

Por fim, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, expressou sua gratidão pelo desempenho da pró-reitoria e enfatizou a importância da transparência e da eficaz administração como pilares fundamentais para o êxito da instituição universitária.

“Nessa gestão da PPGT, sob a liderança do professor Walber Pontes, destaco a significativa contribuição, principalmente no terceiro mandato que estou encerrando. Comprometi-me a atualizar a estrutura administrativa, o regimento e o estatuto da Universidade, visando atender às demandas dos órgãos de controle, como CGU e TCU. Com a colaboração efetiva do professor Walter, alcançamos eficiência, transparência e melhorias em todos os setores da pró-reitoria. Reconheço os mais de 90 profissionais que contribuíram para a modernização da PPGT, tornando-a uma das mais atualizadas e transparentes entre as Universidades Federais. Agradeço a todos os envolvidos e destaco o papel fundamental do professor Walber Pontes nesta gestão”

A UFMA mantém seu compromisso em fomentar o acesso ao conhecimento, promover pesquisa de qualidade e contribuir para o desenvolvimento regional. O Relatório Operacional destaca-se como um instrumento importante para alcançar esses objetivos.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Gabriel Jansen 

Revisão: Jáder Cavalcante

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