Pró-Reitoria de Extensão e Cultura realiza abertura virtual do novo ano letivo do Curso de Formação Continuada da UNITI

publicado: 19/04/2022 10h03, última modificação: 19/04/2022 22h22

Na segunda-feira, 18, a Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA, realizou um seminário integrativo para dar boas-vindas aos novos alunos do Curso de Formação Continuada do ano letivo 2022. O evento virtual foi transmitido pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

O projeto de extensão é fruto de um convênio da Universidade Federal do Maranhão com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) e o Serviço Social do Comércio (Sesc). Por meio do curso, que tem duração de um ano, a Uniti desenvolve ações socioeducativas, oferecendo aos idosos a prática de atividades que possibilitam fortalecer a participação social e promover melhor qualidade de vida ao processo de envelhecimento.

Na abertura do evento, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, ressaltou o empenho da equipe para que o projeto continue. “Nós não paramos, graças à determinação do nosso reitor, graças ao amor dessa equipe pelo projeto e esses parceiros, nós ficamos dois anos firmes com a Uniti Virtual e estamos aqui num novo tempo”, pontuou.

O vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos, destacou a simbologia desse momento e o desejo de um ano mais próspero. “A gente resistiu, nós estamos aqui, é preciso continuar. Este evento de abertura da Uniti tem uma simbologia muito grande para nós, espero que nós possamos ter um bom ano, de muito trabalho, saúde e atividades, que nós possamos voltar a nos abraçar e colocar em frente as atividades presenciais”, disse.

A diretora regional do Sesc, Rutineia Amaral Monteiro, ponderou a importância do projeto ao trazer para o idoso mais protagonismo, bem-estar e qualidade de vida, assim como torná-los mais conscientes dos seus direitos. Já o presidente do Iprev, Guilberth Garcês, ressaltou que a Uniti coloca em prática o Estatuto do Idoso.

O diretor da Uniti, professor Marcos Moura, agradeceu aos parceiros e professores do projeto de extensão, bem como frisou a importante ação de responsabilidade social da Uniti para a UFMA. Além disso, citou as atividades que serão oferecidas pelo curso neste ano, que terá 280 horas de formação e inclui disciplinas como a de Reeducação Alimentar, Geriatria, Gerontologia e oficinas de Criação Literária, Informática para a Terceira Idade, Fitoterapia, atividades físicas de Hidroginástica, Yoga, Musicalização, entre outras.

O evento virtual contou também com a presença da diretora de Extensão da Proec, Li Chang Shuen; da coordenadora da Uniti, Hortência Maciel; e dos alunos do curso.

Assista à abertura completa, via Canal Institucional da UFMA:

Por: Alan Veras

Produção: Marcos Paulo Albuquerque