Pró-Reitoria de Extensão e Cultura realiza abertura do XI Fórum de Extensão e do III Fórum de Cultura

publicado: 10/11/2022 14h06, última modificação: 10/11/2022 14h56

A Universidade Federal do Maranhão realizou, na quarta-feira, 9, a abertura do XI Fórum de Extensão e III Fórum de Cultura, no Canal Institucional da UFMA no Youtube. Com o tema “Extensão e Cultura na UFMA: Caminhos, possibilidades e desafios”, o evento tem como público-alvo toda a comunidade acadêmica, tendo por objetivo trazer visibilidade às ações de extensão realizadas durante este ano acadêmico, além de discutir assuntos importantes com base na curricularização dos cursos de graduação e as perspectivas para ações de extensão.

O evento foi aberto com uma solenidade contando com a participação do reitor e professor Natalino Salgado; do vice-reitor, o docente Marcos Fábio Belo Matos; da pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, do pró-reitor de Planejamento Gestão e Transparência, Walber Lins Pontes, do pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho Silva; da diretora de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, professora Li-Chang Shuen; e da diretora de Assuntos Culturais, Roselis de Jesus Barbosa Câmara.

Após a abertura, foi realizada a palestra “Cultura e Extensão na UFMA: caminhos, possibilidades e desafios”, ministrada pela professora Izani Mustafá, que tem formação em Jornalismo e é professora da Pós-Graduação em Comunicação do Câmpus Imperatriz. A palestra descreveu o que é a extensão e como ela interage com a sociedade, em que a docente falou a respeito da contribuição da extensão para os cursos ministrados na Universidade.

Dando continuidade ao evento, foi realizada a mesa-redonda intitulada “Ensino, Pesquisa, Extensão, Internacionalização, Inovação e Empreendedorismo: convergências necessárias para a interação transformadora entre a Universidade e a sociedade”, realizada pelos professores Francisco Sávio Mendes Sinfronio e Jhonatan Almada. A mesa tratou da internacionalização das atividade da Universidade em parceria com outras instituições de ensino, além de ter abordado sobre a possibilidade de atividade de extensão em todos os níveis acadêmicos.

O XI Fórum de Extensão e III Fórum de Cultura será realizado até o dia 11, no Canal Institucional da UFMA no Youtube.

Confira a transmissão completa:

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras