Pró-reitoria de Assistência Estudantil inicia adesão ao Programa de Gestão

publicado: 08/06/2022 18h39, última modificação: 09/06/2022 00h30
Pró-reitoria de Assistência Estudantil inicia adesão ao Programa de Gestão.jpg

Por meio da Portaria GR N.°385/2022 – MR, a Universidade Federal do Maranhão iniciou o processo de implementação do Programa de Gestão. A norma institui os direcionamentos do regime de trabalho presencial e do teletrabalho, que podem ser na modalidade integral ou parcial. Nesta quarta, 8, o pró-reitor de assistência estudantil, Leonardo Soares, reuniu os técnicos-administrativos da PROAES para apresentar o programa.

Atualmente, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) conta com cerca de quarenta técnicos-administrativos. A eles caberá a decisão de optar ou não pelo Programa de Gestão. Caso decidam positivamente, os servidores podem escolher o regime de trabalho presencial integral; ou o regime parcial, que mescla o presencial com o teletrabalho; ou a modalidade de teletrabalho integral.

O pró-reitor Leonardo vem acompanhando esse trabalho desde quando se originou, observando seus desafios e suas formas. Ele destaca o esforço coletivo e a dedicação para a execução do Programa de Gestão. “É importante exaltar esse processo de modernização da UFMA, sobretudo, de perspectiva visionária do reitor Natalino Salgado e também da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e da Superintendência de Tecnologia da Informação, que se envolveram muito nessa metodologia para termos hoje essa perspectiva”, explicou.

Segundo ele, o benefício do Programa de Gestão será melhorar a qualidade de vida dos servidores. “Quando você melhora a qualidade de vida do servidor, naturalmente, você melhora os indicadores institucionais. Se o servidor, que também é o coração da instituição, se ele se sentir bem, souber o momento de desenvolver suas atividades, os compromissos que ele assumiu sem a exigência de um ponto eletrônico, iniciamos um novo momento na Universidade” destacou.

O pró-reitor destaca ainda que a Pró-reitoria continuará com os atendimentos aos estudantes, seja presencial ou remoto. Para tirar dúvidas ou falar diretamente com a Pró-reitoria, não há necessidade de agendamento. O estudante interessado por comparecer livremente ao setor.

Pró-reitoria de Assistência Estudantil inicia adesão ao Programa de Gestão - 08-06-2022

Saiba +

Criada em 2014, a Proaes tem por finalidade propor, planejar, coordenar, executar e avaliar programas, projetos, serviços e ações que promovam a assistência estudantil na Universidade. Todo esse esforço visa garantir e ampliar as condições de permanência dos alunos. Entre as principais ações, estão a oferta de bolsas e auxílios para os estudantes de todos os Câmpus.

Aos alunos que precisarem de atendimento presencial, basta comparecer ao Prédio CEB Velho, localizado na Cidade Universitária Dom Delgado. Mesmo com a implementação do Programa de Gestão, os estudantes podem ir ao prédio sem agendamento prévio. Para saber mais informações sobre bolsas e auxílios, acesse a página da Proaes.

Por: João Meireles

Fotos: Sansão Hortegal