Pró-Reitora de Extensão e Cultura recebe a Comenda Maria Firmina dos Reis

publicado: 26/12/2022 14h43, última modificação: 26/12/2022 14h43
Pró-Reitora de Extensão e Cultura recebe a Comenda Maria Firmina dos Reis.jpg

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão, professora Zefinha Bentivi, foi uma das agraciadas com a Comenda Maria Firmina dos Reis, entregue a personalidades que contribuem com a literatura e a cultura maranhense. A homenagem foi promovida pelo Instituto Internacional Cultura em Movimento (IICEM), a Editora Mundo Cultural World (MCW) e a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM). A solenidade ocorreu no dia 21 de dezembro, no auditório da Livraria AMEI, no São Luís Shopping.

A entrega da comenda integra a comemoração do bicentenário da maranhense Maria Firmina dos Reis, primeira romancista negra brasileira e autora do primeiro romance abolicionista do país: Úrsula.

Pró-Reitora de Extensão e Cultura recebe a Comenda Maria Firmina dos Reis (1).jpeg

Segundo Zefinha Bentivi, se uma mulher hoje consegue, ainda que com limitações, ter um lugar social, ter representatividade, deve-se a Maria Firmina dos Reis. "Sou, aliás, somos herdeiras de Maria Firmina dos Reis. O protagonismo dessa mulher do Maranhão, do Brasil e do mundo nos inspira e nos ajuda a seguir lutando por direitos e por representatividade. Sinto-me profundamente honrada por ter recebido essa comenda.

Em 2021, Zefinha Bentivi também se tornou comendadora da imprensa maranhense. A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFMA é jornalista, doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), professora do curso de Comunicação Social da UFMA, membra-fundadora da Academia Atheniense de Letras e Artes (ARHEART) e membra do Conselho Estadual de Cultura.

Por: Paulo Vinicius Coelho