Pró-reitora de Ensino da UFMA participa de entrevista no Jornal Rádio Universidade e comenta o calendário acadêmico de 2022

publicado: 19/01/2022 09h43, última modificação: 19/01/2022 20h05

Na manhã do dia 17 deste mês, a pró-reitora de Ensino da Universidade Federal do Maranhão, professora Isabel Ibarra, participou de uma entrevista no quadro Rádio Opinião, do Jornal Rádio Universidade, da Universidade FM 106,9 para comentar o calendário acadêmico da UFMA para o primeiro semestre de 2022.

O apresentador Adalberto Júnior destacou que, na semana passada, durante uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Consepe), foi aprovado, por ampla maioria, o calendário acadêmico, com modelo de volta gradual das atividades práticas a partir do dia 11 de abril.

A pró-reitora explicou que, de maneira geral, o calendário acadêmico, antes da pandemia do novo coronavírus, trabalhava somente com datas de eventos, prazos de matrícula, rematrícula e oferta de componentes curriculares. Porém, em virtude da necessidade do distanciamento social, a UFMA precisou se reorganizar para cumprir as atividades letivas.

Após a pandemia, nós tivemos três calendários: o primeiro foi um calendário especial que teve muita repercussão, referente a 2020.3, de forma voluntária, para a Universidade se preparar para uma volta, e de fato esse retorno aconteceu. O ano de 2021 foi muito difícil porque fizemos quase três semestres letivos e, na realidade, tanto os docentes como os discentes estão realmente cansados. Quero ressaltar que o calendário de 2021 que agora está finalizando no dia 28 de janeiro, é um que priorizou as atividades acadêmicas de forma remota, ainda que a área da saúde, principalmente, tenha ofertado componentes curriculares práticos de forma presencial”, declarou.

Sobre a insatisfação dos estudantes em relação ao retorno das atividades presenciais de outras instituições federais, a pró-reitora ressaltou que os componentes práticos serão ofertados de maneira presencial ou híbrida, em todas as áreas do conhecimento. “O certo é que a gente tem que retornar, e nós queremos retornar também. Nossos conselhos superiores têm autonomia para dizer como será esse retorno e, de fato, foi isso que foi combinado e aprovado na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão na quarta-feira, dia 12 de janeiro. Decidimos que o retorno seria gradual, colocando as atividades práticas de forma presencial e as atividades teóricas de forma remota nesse primeiro semestre”, assegurou.

A pró-reitora acrescentou ainda que poucas instituições de ensino superior aprovaram o calendário acadêmico de 2022. Entretanto algumas tiveram que interromper as atividades em virtude do cenário de insegurança e casos de contaminação. Ela afirmou que a UFMA está entre as dez universidades que conseguiram alinhar o ano letivo com o ano civil.

Acompanhe a entrevista na íntegra pelo site da Rádio Universidade FM 106,9:

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque