Pró-reitor da Ageufma se reúne com os coordenadores, docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais de Chapadinha

publicado: 13/03/2023 10h57, última modificação: 15/03/2023 01h42

Na manhã e tarde de quinta-feira, 9, o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva, se reuniu com professores e alunos de pós-graduação do Centro de Ciências de Chapadinha para debater a estrutura, projetos, demandas e ações das pós-graduações no câmpus. Também foram feitas visitas em diversos prédios – como o Centro de Pesquisa em Ciências Agrárias, o setor de bovinocultura de leite e o setor de piscicultura – e observadas solicitações dos docentes e dos discentes.

O pró-reitor da Ageufma destacou que o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) é uma referência nacional e estratégico para UFMA e que serão feitos investimentos para atender as demandas dos pesquisadores e discentes dessa unidade acadêmica.

“Nós já temos dois programas de pós-graduação, responsáveis por uma parcela significativa da produção científica e tecnológica da UFMA.  Vamos o mais rápido possível melhorar as condições dos nossos pesquisadores de Chapadinha, principalmente no que se refere a infraestrutura física dos laboratórios”, declarou o pró-reitor.

Pesquisador categoria B da Fapema do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA), Fleming Sena Campos, que tem pesquisa relacionada à cultivo de girassol para produção de sementes e alimentação animal, gostou da visita do pró-reitor e ressaltou que é importante esse diálogo com a gestão superior.

“Temos um projeto aprovado na Fapema e é muito bom conhecer a história do que já foi feito e o que vai ser feito nas pesquisas científicas e tecnológicas da Instituição. Muito interessante estarmos juntos com a reitoria, com a pró-reitoria e demais pesquisadores do campus”, destacou Fleming.

O professor e sub-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA), Felipe Barbosa Ribeiro, agradeceu a visita e explicou que a intenção dos professores de Chapadinha foi apresentar os principais problemas, principalmente em infraestrutura, bolsas de pesquisa, captação de professores visitantes e estudantes de pós-doutorado.

“Os estudantes de ‘pós-doc’ auxiliam nas pesquisas do dia a dia, na escrita de artigos, na gestão de laboratórios e análises. Queremos mostrar nossa produção científica. O nosso programa de pós-graduação foi o primeiro implementado nas unidades acadêmicas da UFMA do interior do estado”, comentou.

O diretor do Centro de Ciências de Chapadinha, Marcos Delmondes, acrescentou que a visita in loco possibilita apresentar uma noção real das demandas e das produções dos programas. “Essa participação da administração superior possibilita a avaliação de soluções viáveis para que possamos consolidar os programas, minimizar os problemas e tornar o ambiente de trabalho, tanto dos discentes quanto dos pesquisadores, mais favorável”, pontuou.

Confira as fotos:

Pró-reitor da Ageufma se reúne com docentes de pós-graduação do Centro de Ciências de Chapadinha - 09-03-2023

Por: DCom

Fotos: Luciano Santos