Primeira turma: mestrado profissional em Administração Pública abre seleção com 12 vagas na UFMA

publicado: 29/05/2024 11h12, última modificação: 29/05/2024 11h12
Inscrições já estão abertas e se estendem até o dia 07 de julho de 2024

As inscrições para a primeira turma do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap), do qual a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) passou a fazer parte este ano, tiveram início na última terça-feira, 27, e seguem abertas até o dia 07 de julho. Estão sendo ofertadas 12 vagas para ingresso no período letivo 2024.2.

As vagas disponibilizadas pela UFMA estão divididas em duas modalidades: servidores da instituição (6) e comunidade (6). O início das atividades do Profiap está marcado para 14 de outubro.

Segundo o coordenador do mestrado na UFMA, Walber Pontes, o PROFIAP é o primeiro mestrado da área em uma instituição pública, então a expectativa é que a que a busca vai ser muito grande. “Nós temos uma expectativa muito grande porque nós temos uma demanda reprimida. É um interesse antigo de várias pessoas, de várias instituições, porque a gente já tem desde 2011 o curso de administração na UFMA, a gente tem o curso também na UEMA, em várias instituições privadas, então, a nossa expectativa é muito grande, principalmente por ser pioneira, está desbravando a área da administração no Maranhão, a área de pós -graduação estrito senso no Maranhão”, ponta o coordenador.

O Profiap tem oferta nacional simultânea e a seleção ocorre por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA). Para realizar o ENA, no entanto, é necessário que o/a candidato/a tenha feito o Teste Anpad antes. A próxima edição do teste Anpad está prevista para 30 de junho deste ano. Os candidatos e candidatas que realizaram o teste Anpad nas edições de 2022 e 2023 poderão utilizar os resultados obtidos para se candidatar à turma 2024.2 do Profiap.

A inscrição tem o valor de R$ 200 e devem ser feitas pelo site da Fapec.

Para mais informações, confira o edital.

Profiap na UFMA

O Profiap é um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração Pública, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Destina-se a formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupados com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade.

Para o coordenador do programa na UFMA, Walber Pontes, fazer parte do Profiap é fruto de um trabalho longo e que envolve muitos docentes. “O Profiap é o programa de mestrado profissional em administração pública em rede e a Universidade, principalmente os docentes do Departamento de Ciências Contáveis, a administração imobiliárias, há algum tempo já vem trabalhando para a gente ter o primeiro mestrado em administração da área de administração no Maranhão”, comenta coordenador.

Walber também destaca a importância do Profiap para o Maranhão. “É importante ressaltar que o Profiap é um programa profissional voltado para a área da administração pública. Então, isso também é importante quando a gente pensa na formação de gestores públicos, voltados a uma percepção de políticas públicas e gestão organizacional, voltada ao desenvolvimento regional e as necessidades do Estado para o desenvolvimento, para a formação de quadro qualificado nessa perspectiva”, conclui.

Por: Ingrid Trindade