Notícias

Primeira reunião da comissão da Comenda dos 200 anos da Imprensa no Maranhão debate ações relacionadas ao evento

publicado: 01/02/2021 10h37, última modificação: 01/02/2021 10h41

Foi realizada na sexta-feira, 29, a primeira da reunião da comissão da “Comenda dos 200 anos da Imprensa no Maranhão”, que homenageará as essas pessoas que moldaram e contribuíram para a história da imprensa do Maranhão. A comissão faz parte das várias ações que a UFMA fará para celebrar esse marco da imprensa no estado nesse ano de 2021. 

Na reunião estiveram presentes diversas entidades relacionada a imprensa, história e letras do maranhão: o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos; o professor Agostinho Noleto representando a Academia Imperatrizense de Letras; Antonio Ailton Santos Silva, da Academia Ludovicense de Letras; Antonio Nelson Faria, do Sindicato dos Jornalistas; além de várias outros participantes. 

Neste primeiro encontro foram discutidos diversos assuntos como os critérios para as pessoas que receberão as comendas; o total de comendas, estipulado em cinquenta, ao todo; protocolos para a realização do evento, que ocorrerá no segundo semestre deste ano; as ações que serão realizadas em apoio ao evento, a exemplo da captação de recursos para produção de material publicitário; o lançamento de uma coleção de livros intitulados “Imprensa no Maranhão 200 Anos”; e um evento científico no final deste ano. 

Também foi discutido na reunião a escolha do nome da comenda e foi deliberado que irão afunilar uma lista de nomes até se chegar em dez profissionais, que serão levados à imprensa para votação. O professor Marcos Fábio exaltou a importância da diversidade da comissão: “Nosso propósito é nomear as pessoas que receberão a comenda, mas também não posso deixar a oportunidade de exaltar essas pessoas que são exemplos de suas áreas e usá-las como fonte para que os outros produtos deste evento sejam feitos com mais alta qualidade de conhecimento”. 

A comissão irá se encontrar novamente daqui a duas semanas para debater os avanços em seus objetivos.

Por: Marcos Paulo Albuquerque

registrado em: