Primeira edição do EPGQUIM reúne Programas de Pós-Graduação em Química da UFMA e do IFMA

publicado: 14/03/2024 10h27, última modificação: 14/03/2024 10h27
A iniciativa busca contribuir significativamente, para a divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação no estado

Na última terça-feira, 12, teve início a primeira edição do Encontro de Cooperação dos Programas de Pós-Graduação em Química, o I EPGQUIM, que, até o dia 15, vai reunir cerca de 300 estudantes em um ambiente de troca de conhecimentos. Nos quatro dias de evento, além de importantes palestras e minicursos, a serem ministrados por professores da área de química dos estados de São Paulo, Paraíba, Amazonas, Rio de Janeiro Mato Grosso do Sul e do Maranhão, os mais de 300 inscritos acompanharão apresentação de resultados dos trabalhos científicos desenvolvidos, poderão estabelecer parcerias entre os grupos de pesquisa e fortalecer os laços de cooperação entre as instituições acadêmicas e demais instituições participantes.

Para a pós-graduanda em Química do IFMA Mirna Guimarães, a expectativa é saber mais sobre o que está sendo feito no estado. “Minha expectativa é ver o que os pesquisadores estão fazendo de novo, compartilhar experiências, observar o que há de novo na química, me atualizar e ver que a gente não é um pesquisador sozinho no Maranhão, que a gente tem pares e que são importante essas experiências”, frisou a estudante.

Segundo Rita de Cássia Luz, coordenadora geral do Doutorado em Química Associativo UFMA-IFMA e uma das organizadoras do EPGQUIM, o evento já é um marco para as instituições. “Esse evento é muito importante, já é um marco, porque, pela primeira vez, a gente está reunindo os programas de pós-graduação em Química na UFMA em associação com o IFMA. Então, a gente está em uma ação integrada de forma a divulgar conhecimento, divulgar resultado das pesquisas desenvolvidas nas nossas instituições e agregar valores à região, gerando conhecimento”, ressaltou a professora.

A diretora de Pós-graduação da UFMA, Rosangela Fernandes Batista, representando o reitor Fernando Carvalho na cerimônia, considera que a parceria entre UFMA e IFMA nesse evento é uma oportunidade de romper os muros institucionais. “O momento desse encontro é muito importante porque é uma cooperação entre IFMA e UFMA, mostrando, também, que nós temos que extrapolar a questão dos muros. É uma parceria muito importante para o desenvolvimento das ações da pós-graduação”, afirmou a diretora.

1º EPGQUIM - 12.03.2024

Paloma Costa, estudante do programa de pós-graduação em Química do IFMA, avalia o que o I EPGQUIM deve permitir observar outros caminhos dentro da Química. “Primeiramente, a importância desse evento se dá para nós, pós-graduandos, na questão de nós vermos o caminho que nossas pesquisas podem ter, conhecer mais do que está sendo feito no Maranhão. Na condição de pesquisadores já profissionais e ver os possíveis caminhos que nós, como estudantes da pós-graduação, podemos tomar e abrir nossas mentes para pesquisarmos. Esse evento também é aberto para outras modalidades, graduação e outros estudantes, então, essas pessoas podem ter acesso ao que já está sendo feito e a novas ideias para adentrar na pós-graduação já com esse pensamento de fazer pesquisa, de gerar ciência”, pontuou a pós-graduanda.

Palestra de Abertura

Com o tema “A Pós-Graduação em Química: Um olhar da área de coordenação”, a palestra de abertura, ministrada pelo professor Thiago Regis Longo César da Paixão, da Universidade de São Paulo (USP), abordou a importância da coordenação de programas de pós-graduação em Química em relação à avaliação conduzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Para o palestrante, “a importância desse evento é, principalmente, possibilitar que os programas comecem a cooperar melhor e formem cada vez mais recursos humanos. Então, a ideia é a gente conseguir que os programas encontrem a melhor maneira de eles progredirem para formar recursos humanos com seus discentes de pós-graduação e verificar quais são as necessidades, o que os programas precisam, como eles podem cada vez mais avançar nessas avaliações que são feitas pelos órgãos federais e melhorando ao longo do tempo”, esclareceu Thiago.

A programação do I EPGQUIM segue até amanhã,15, conforme a programação disponível AQUI.

Parceria UFMA e IFMA

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Rogério Teles, “o IFMA tem muitas parcerias com a UFMA, e essa talvez seja uma das mais importantes, que, na verdade, é um Doutorado em Associação, em que há alunos do IFMA e da UFMA dentro de um mesmo programa, da mesma forma que há professores das duas instituições”.

O Doutorado Associativo UFMA-IFMA em Química foi uma forma que as instituições encontraram de aprovar um doutorado já que tanto a UFMA quanto o IFMA já possuíam programas de mestrado.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade