Presidente da Agência Espacial Brasileira visita o Espaço da Ciência e do Firmamento - Planetário

publicado: 02/06/2022 14h28, última modificação: 02/06/2022 22h34
Presidente da Agência Espacial Brasileira visita o espaço da Ciência e do Firmamento - Planetário.jpg

Nessa quarta-feira, 1°, a Cidade Universitária Dom Delgado recebeu a visita do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura. Durante sua estada, Carlos Moura conheceu as instalações do Espaço da Ciência e do Firmamento - Planetário. O local, inaugurado no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, 8 de julho de 2021, promove a divulgação e a popularização da ciência e já é considerado um dos mais novos pontos turísticos de São Luís.

Durante sua visita, Moura foi recebido pelo reitor Natalino Salgado; pelo coordenador do Espaço da Ciência, Antonio José Silva Oliveira; pelo Coordenador Administrativo do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Marcos Aurélio Araújo Santos, pelo coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial, Carlos Brito; pela professora da Engenharia Aeroespacial, Mikelle Cândida de Sousa Sant'Anna; e pelo professor Luis Claúdio, responsável do Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais (Labesee).

Para Antonio Oliveira, a visitação do presidente da AEB traz visibilidade à UFMA e à população maranhense. “A função da UFMA é tornar a ciência um bem popular. Infelizmente, no Brasil, ela ainda não está caracterizada dessa forma, mas, aos poucos, a ciência está conquistando seu lugar na sociedade como uma ação de desenvolvimento da nação e como forma de emprego e renda para nossa população”, explicou.

O presidente Carlos Moura elogiou a postura da Universidade em se aproximar cada vez mais da comunidade. “Ter um espaço privilegiadíssimo como esse, para nós, é o ‘Nirvana’. Fala-se muito do distanciamento da Universidade com a sociedade, mas aqui é um exemplo concreto de como podemos juntar conhecimento científico, a inspiração para os jovens e até o lazer”, afirmou.

Além disso, Moura também parabenizou a concretização do curso de Engenharia Aeroespacial e toda a sua estrutura. “Muito gratificante ver o Labesee instalado e todos os investimentos aplicados para a criação do primeiro satélite no Maranhão, o Aldebaran I. Esse projeto é a demonstração concreta de como se pode usar a tecnologia e o conhecimento acadêmico para entregar uma solução para a sociedade”, apontou.

O reitor Natalino Salgado enfatizou que a visita de Carlos Moura foi bem proveitosa, pois amplia a parceria estabelecida com a AEB e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). “Essa parceira é grande. Ela tem se fortalecido desde que nós inauguramos a base de Alcântara e criamos o Núcleo Interdisciplinar Científico e Tecnológico de Alcântara. Com grandes projetos em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, é possível promover o desenvolvimento tecnológico, social, formação e renda. São muitos os projetos que estão crescendo, e a visita dele estreita e amplia essa parceria”, declarou.

Atualmente, a Agência Espacial Brasileira fomenta recursos para o satélite Aldebaran I e equipamentos para laboratórios para o curso de Engenharia Aeroespacial. Mirando no Centro de Lançamento de Alcântara, Moura afirma que a ideia é transformar o Maranhão em um polo tecnológico para o setor aeroespacial, e que isso arraste outros desenvolvimentos para o Estado.

“A nossa missão é despertar vocações. A nossa Diretoria de Inteligência Estratégica e Novos Negócios, que é onde está localizado o setor educacional, precisa vir aqui conhecer esse espaço e ver como a AEB pode deixar a nossa contribuição, seja em equipamentos ou eventos, de forma que todos nós possamos crescer juntos”, disparou Moura.

Com uma área de oito mil metros quadrados, o Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário dispõe de auditórios e, atualmente, está sendo construído um planetário fixo. Quando for inaugurado, o planetário terá uma sala 3D, voltada para a projeção de vídeos para qualquer área do conhecimento, em especial, Astronomia. Segundo Oliveira, em quase um ano de inauguração, o local acumula mais de duas mil visitas presenciais e mais de cento e cinquenta mil virtuais.

Visita do Presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, ao Espaço da Ciência e do Firmamento - 01-06-2022

Saiba mais

Com entrada gratuita, o espaço é aberto para visitação de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As visitas para grupos são monitoradas e devem ser agendadas enviando um e-mail para planetario@ufma.br. As visitas individuais não precisam ser agendadas.

Dependendo das condições do tempo adequado e do aparecimento de astros ou de fenômenos no céu, às quintas-feiras, é realizada a observação astronômica a partir das 18h. Para acompanhar as lives e saber mais, siga no Instagram @ilhadacienciaplanetario.

Por: João Meireles

Fotos: Sansão Hortegal