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PPGT apresenta o Plano Anual de Contratações 2023

publicado: 20/09/2022 13h05, última modificação: 20/09/2022 15h41
Reunião serviu para mostrar as principais exigências e conscientizar as unidades administrativas dos seus procedimentos

Na manhã desta terça-feira, 20, a Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT) realizou, no Auditório Professor Sérgio Ferreti, uma reunião com diferentes gestores da UFMA para tratar sobre o Plano Anual de Contratações (PAC). Até o dia 15 de outubro, os diferentes setores da Universidade precisarão se organizar e definir quais as suas principais atribuições para o processo licitatório de 2023, seguindo os parâmetros estabelecidos pelo Decreto N° 10.497/2022.

O pró-reitor da PPGT, professor Walber Lins Pontes, apresentou as principais ações operacionais em que os administradores precisam observar: o planejamento de compras, a utilização do Almoxarifado Virtual da UFMA, o processo de contratação de serviços e a necessidade de realização de inventário, que, inclusive, foi estabelecido pela PPGT como o primeiro passo. O inventário deve ser informado por meio do Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC) também até 15 de outubro.

A análise e a consolidação de compras serão feitas de acordo com a prioridade definida por cada gestor. O mesmo vale para a execução de serviços de manutenção em infraestrutura, em equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e para serviços de contratações avulsas, como, por exemplo, manutenção de equipamentos de laboratórios.

Quanto ao Almoxarifado Virtual, o procedimento é cíclico e tem seus próprios prazos. Entre as orientações, o pró-reitor reforçou que os itens que não constarem no PAC 2023 apresentados por cada setor não poderão ser contratados na licitação, ficando apenas para o PAC do ano seguinte. Para mais informações, basta procurar a Divisão de Material, Patrimônio e Serviço (Dimps), setor responsável da PPGT pelo PAC 2023.

Saiba mais

Implantado em 2021, o Almoxarifado Virtual foi criado com o objetivo de facilitar a compra de materiais de expediente. De acordo com suas necessidades, os gestores podem realizar suas próprias compras via sistema, e uma empresa terceirizada realiza a entrega na Unidade Administrativa, gerando uma otimização do recurso e diminuição da necessidade de se manter um estoque.

Reunião de planejamento no Auditório Sérgio Ferretti - 20-09-2022

Por: João Meireles

Fotos: Bruno Goulart e Karla Costa

Revisão: Jáder Cavalcante

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