PPGMAT da UFMA anuncia abertura de inscrições para Mestrado em Matemática

publicado: 20/12/2023 13h14, última modificação: 20/12/2023 15h19
PPGMAT da UFMA anuncia abertura de inscrições para Mestrado em Matemática

O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abriu inscrições para o curso de mestrado. A nova turma tem previsão de início para março de 2024. As inscrições se encerram no dia 11 de fevereiro de 2024.

O curso está previsto para durar 24 meses, e serão ofertadas 15 vagas, distribuídas em: 6 para ampla concorrência, 6 para Política de Ações Afirmativas e 3 vagas para a Política de Qualificação de Servidores(as) Técnicos(as) Administrativos(as) em Educação Efetivos(as) ativos(as) da UFMA.

As inscrições deverão ser realizadas durante o prazo por meio do Sistema Integrado de Gestão em Atividades Acadêmicas (SIGAA), via preenchimento de formulário e envio da documentação necessária. A confirmação do recebimento da documentação deverá ser encaminhada através do e-mail da coordenação do PPGMAT, porém a confirmação do recebimento não equivale ao deferimento da inscrição.

A prova escrita será realizada no dia 20 de fevereiro, com 10 questões dissertativas sobre os seguintes temas: Conjuntos numéricos: N, Z, Q e R; Conjuntos finitos, enumeráveis e não enumeráveis; Números reais, propriedades algébricas e caracterização; Sequência e séries de números reais; Noções topológicas no conjunto dos números reais; Limites de funções; Funções reais contínuas; Funções reais deriváveis; Integral de Riemann e o Teorema Fundamental do Cálculo; Sequências e séries de funções: convergência simples e uniforme.

Cada questão valerá 1 (um) ponto, e toda a prova soma, ao total, 10 (dez) pontos, sendo considerado o candidato eliminado quando obtiver uma nota menor que 4 (quatro).

A prova será realizada sem auxílio de materiais de ajuda, no prédio do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UFMA, localizado na Cidade Universitária Dom Delgado, com início às 14h e encerrando às 18h. Os candidatos devem comparecer ao local de prova com 30 minutos de antecedência, portando documento com foto e caneta esferográfica azul ou preta.

O Programa de Pós-Graduação em Matemática trabalha com 4 linhas de pesquisa: Álgebra, Análise, Geometria e Sistemas Dinâmicos.

As matrículas serão realizadas em formato presencial, na Coordenação do PPGMAT, na data estabelecida via edital com o documento solicitado posteriormente em horário normal de expediente. O curso poderá ser ministrado no turno matutino e/ou vespertino, devendo o aluno dedicar-se integralmente ao programa.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras