PPGE da UFMA realiza Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar

publicado: 17/10/2023 11h56, última modificação: 18/10/2023 11h48

O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (Gemge) e o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) realizarão, dos dias 17 a 20 de outubro, o Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar (Ememce) e o Simpósio Maranhense de Pesquisadoras(es) sobre Mulher, Relações de Gênero e Educação (Simpergen). O evento será realizado de modo on-line pelo canal do grupo.

As iniciativas pretendem dar visibilidade às mulheres latino-americanas, suas percepções na ciência, na tecnologia e na educação. Ambos visam divulgar as produções das mulheres latino-americanas nas áreas artísticas, científicas e tecnológicas e quanto às temáticas relativas ao seu ser mulher, além de evidenciar as atuações femininas na história e na educação na América Latina e discutir sobre matizes étnico-religiosos latino-americanos nos estudos feministas. Os evento têm como público-alvo professores e pesquisadores, estudantes de ensino médio, de graduação e pós-graduação, profissionais da educação, entre outras pessoas interessadas no estudo das temáticas.

Como explica uma das responsáveis pelo evento e docente do Departamento de Educação II da Universidade, hoje, as mulheres latino-americanas são a maioria da população e atuam na ciência, na tecnologia, na arte e na educação, mas a historiografia latino-americana não lhes faz referência. “Para a realização do IX Ememce e do IX Sinpergen, partimos do reconhecimento de que somos América Latina, apesar de pouco assim nos reconhecermos. No processo de dominação e colonização a que os povos originários foram submetidos, estavam inseridas as mulheres, a quem também foi imposto o patriarcado, o machismo e o marianismo. As lutas e as insurreições, ocorridas ao longo da história, tiveram a participação de mulheres com audácia e resistência. É inegável o apagamento das mulheres, entrecruzando-se com a discriminação socioeconômica e racial, visto que a América Latina é multirracial”, pontua.

A programação do evento contará com diversas mesas-redondas importantes ao tema como “Feminismos Latino-Americanos e Suas Intersecções”, ministrada no segundo dia de evento pelas professoras Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Elen Cristiane Schneider, Lia Pinheiro Barbosa, Elisa Maria dos Anjos, e “As Ciências e As Tecnologias entre as Mulheres Latino-Americanas”, ministrada no último dia por Raimunda Nonata da Silva Machado, Kátia Simone Teixeira da Silva de la Salles e Dianne Magalhães Viana.

As inscrições estão abertas e podem ser realizados na página do evento

Por: Juan Terra