PPGCOM do Câmpus Imperatriz sediará 31ª edição do Encontro Anual da Compós; prazo para submissão de trabalhos segue até o dia 10 de março

publicado: 24/01/2022 11h36, última modificação: 24/01/2022 21h46

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de Imperatriz, sediará, de 6 a 10 de junho, a 31ª edição do Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Pela terceira vez, o evento será realizado de forma remota, e o prazo para submissão de trabalhos segue aberto até 10 de março. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da Ciente Studio e realizar o cadastro.

O Encontro Anual da Compós é considerado o evento mais relevante acerca das discussões acadêmicas e do avanço do campo da comunicação no Brasil. O encontro reúne pesquisadores de diversas partes do país, distribuídos em vinte Grupos de Trabalho (GTs), para discutir suas pesquisas em comunicação. Esta será a primeira edição sediada no Maranhão.

De acordo com uma das coordenadoras do evento, professora Thaisa Bueno, o esforço coletivo de viabilizar um evento tão tradicional fortalece o PPGCOM e abre a efetiva possibilidade de interação de seus docentes e discentes. Ela também informou que, anualmente, quando os encontros da Compós são encerrados, as universidades que possuem programas pós-graduação podem se candidatar para sediar o evento, em que a coordenação e os docentes da PPGCOM decidiram pela candidatura para sediar o encontro em Imperatriz.

“Já estava previsto que o evento seria on-line, então isso facilitava para nós, porque Imperatriz é uma cidade que fica longe, não é uma capital, por exemplo, além da questão dos voos, que geralmente são muito caros, então foi uma oportunidade que a gente viu para nos colocarmos à disposição do evento. O PPGCOM é um programa novo, que ainda precisa se solidificar e ampliar as relações, então fizemos uma proposta, submetemos, e eles, da comissão do encontro, gostaram, acharam viável, interessante e apostaram na gente”, declarou a coordenadora.

Thaisa Bueno também destacou a relevância do evento para a Universidade Federal do Maranhão. “O PPGCOM é um dos programais mais recentes aprovados, então um evento do tamanho do Encontro Anual da Compós, da importância, da magnitude, da representatividade, por fazer com que outros pesquisadores, pesquisadores de área olhem o que a gente está fazendo aqui, conheçam nossos professores, nossas pesquisas, nossos alunos, para nós é muito importante. O Programa que não tem nem cinco anos, a primeira turma defendeu dissertação agora, então é um passo bem ousado, admito, mas temos ‘arregaçado as mangas’ para fazer um projeto num câmpus de universidade no interior, no Nordeste, ganhar o destaque que tem ganhado”, ressaltou.

Submissões de trabalhos

Os trabalhos deverão ser submetidos a um único GT para cada pesquisador. Serão selecionados 10 trabalhos por GT, avaliados por double blind peer review. As regras para submissão estão disponíveis na página da Associação. A lista de trabalhos aprovados será divulgada no dia 25 de abril.

Sobre o PPGCOM

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus de Imperatriz, é o primeiro mestrado acadêmico da área implementado na UFMA. É importante destacar que a implementação desse programa na cidade de Imperatriz tem por objetivo suprir uma necessidade regional ainda carente na formação de recursos humanos.

A intenção é oferecer uma formação continuada para alunos formados na Comunicação e áreas afins. O mestrado acadêmico em Comunicação da UFMA se divide em duas linhas de pesquisa: “Tecnologia, Estética e Produtos Midiáticos” e “Rotinas, Práticas Profissionais e Processos Sociopolíticos” que sublinham um direcionamento para a investigação de dimensões e articulações da comunicação contemporânea.

O PPGCOM da UFMA em Imperatriz foi aprovado em 2018 e iniciou as atividades em 2019. Formou, em 2021, seus primeiros mestres e mestras e possui mais de vinte estudantes matriculados.

Conheça mais sobre o Programa em www.ppgcom.ufma.br, ou entre em contato via e-mail .

Saiba mais

Em 2022, a Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) completa 32 anos de existência. Durante mais de três décadas, as diretorias da Compós foram eleitas periodicamente para promover os objetivos da Associação por meio de atividades comuns entre os programas associados, entre essas, o Encontro Anual, organizado como espaço efetivo de debate sobre a produção acadêmica e de integração, em busca de aperfeiçoamento, produtividade e qualidade da área.

Desde 1992, trinta Encontros foram promovidos por diferentes instituições e realizados, respectivamente, no Rio de Janeiro (UFRJ, 1992), Salvador (UFBA, 1993), Campinas (UNICAMP, 1994), Brasília (UNB, 1995), São Paulo (USP, 1996), São Leopoldo (UNISINOS, 1997), São Paulo (PUC-SP, 1998), Belo Horizonte (UFMG, 1999), Porto Alegre (PUC-RS, 2000), Brasília (UNB, 2001), Rio de Janeiro (UFRJ, 2002), Recife (UFPE, 2003), São Bernardo do Campo (UMESP, 2004), Niterói (UFF, 2005), Bauru (UNESP, 2006), Curitiba (UTP, 2007), São Paulo (UNIP, 2008), Belo Horizonte (PUC-MG, 2009), Rio de Janeiro (PUC-RJ, 2010), Porto Alegre (UFRGS, 2011), Juiz de Fora (UFJF, 2012), Salvador (UFBA, 2013), Belém (UFPA, 2014), Brasília (UNB, 2015), Goiânia (UFG, 2016), São Paulo (FCL, 2017), Belo Horizonte (PUC-MG, 2018), Porto Alegre (PUC-RS, 2019), Campo Grande (UFMS, 2020 - online) e São Paulo (PUC-SP, 2021 - online).

Com informações da Comissão Organizadora da 31ª edição do Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque