publicado: 21/09/2023 12h25, última modificação: 21/09/2023 15h24
A pesquisa, que aborda a cobertura jornalística com perspectiva de gênero e raça, ganha destaque no Prêmio Adelmo Genro Filho
Ex-aluna do PPGCOM da UFMA Imperatriz recebe prêmio nacional em categoria de melhor dissertação

A aluna Nayara Nascimentodo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz, conquistou, recentemente, o prestigioso Prêmio Adelmo Genro Filho na categoria de melhor dissertação. O prêmio é concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e reconhece contribuições excepcionais para o campo da pesquisa em Jornalismo no Brasil.

Receber um prêmio nacional representa uma grande conquista, mas, para o PPGCOM da UFMA Imperatriz, que existe há apenas quatro anos, situado no interior de um estado nordestino e que só passou a contar com um programa de pós-graduação em comunicação em nível de mestrado acadêmico em 2019, esse feito adquire um significado ainda mais especial. "Isso demonstra que as pesquisas desenvolvidas em nosso PPG têm relevância e impacto, o que reforça nossa existência. Além disso, traz uma visibilidade importante para o PPGCOM e para a UFMA," comemorou a coordenadora do PPGCOM, Camilla Tavares.

Camilla Tavares, orientadora da dissertação premiada, expressou sua surpresa e felicidade com a conquista: "Tanto eu quanto Nayara ficamos muito felizes e fomos pegos de surpresa. A gente realmente não esperava ganhar. Sempre incentivo minhas orientandas e orientandos a inscreverem os trabalhos em premiações, a publicarem os resultados das pesquisas... Mas ganhar é outra história. Ser agraciada com um dos principais prêmios da área da pesquisa em Jornalismo no Brasil é motivo de muito orgulho e coroa a bela trajetória que Nayara desenvolveu durante os anos de mestrado" expressa.

A pesquisa de dissertação de Nayara buscou entender as dificuldades enfrentadas por jornalistas mulheres na produção de coberturas jornalísticas com perspectiva de gênero e raça. Para alcançar esse objetivo, ela conduziu um questionário on-line que recebeu 217 respostas de jornalistas de todos os estados brasileiros. Os resultados revelaram desafios significativos, incluindo a tendência de sempre ouvir fontes masculinas. Parte dos resultados da dissertação foi publicada em um artigo recentemente lançado em uma revista internacional, que está disponível aqui.

Em relação à pesquisa, Nayara compartilhou: "Minha pesquisa, intitulada 'Entraves para a produção jornalística com perspectiva de gênero a partir da feminização do jornalismo no Brasil,' teve por objetivo principal analisar fatores que dificultam que mulheres produzam conteúdo jornalístico com perspectiva de gênero, considerando possíveis diferenças entre uma dimensão individual (que envolve a formação delas) e a organizacional (ligada aos aspectos do trabalho no mercado)."

A dissertação foi defendida em julho de 2022 e está disponível aqui.

Sobre a vitória na categoria de melhor dissertação em uma premiação nacional, Nayara destacou: "Me senti muito feliz e grata ao saber que ganhei em primeiro lugar, porque esse prêmio representa não só meu empenho como pesquisadora, mas o esforço da minha família que sempre fez de tudo para que eu pudesse me dedicar aos estudos, além do PPGCOM, que apoiou o projeto. Destaco que essa conquista é da educação do Maranhão, e mostra que os investimentos possuem resultado positivo, especialmente para estudantes que advêm das classes desprivilegiadas" declara.

Nayara também expressou sua gratidão à Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) por conceder-lhe uma bolsa durante seu período no PPGCOM da UFMA, que permitiu acesso à ciência e premiações como essas.

Por: Juliana Taís

Produção: Sarah Dantas