Por meio do Projeto Doar, a UFMA, em parceria com a UEMA, UEMASUL, IFMA, Fapema e Hemomar, realiza campanha de incentivo a doação de sangue em todo o estado

publicado: 27/08/2021 11h40, última modificação: 09/09/2021 18h07

A Universidade Federal do Maranhão, por meio do Projeto Doar e com a parceria da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), realiza, desde o dia 16 deste mês, uma campanha de doação de sangue que tem como tema “Doe Sangue: Comunique essa ação!”.

O objetivo da iniciativa, intitulada como “Desafio Solidário”, é de construir uma cultura de doação de sangue de repetição, pois somente assim será possível manter o estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar) e demais hemocentros nos níveis necessários para o atendimento dos pacientes que precisam receber sangue. O público-alvo dessa ação é toda a sociedade maranhense, abrangendo a comunidade acadêmica e científica do Maranhão.

Para a professora e uma das organizadoras da campanha, Éllida Neiva Guedes, realizar esse ato é muito necessário e salvará várias vidas. “A importância do Projeto Doar, que abrange várias ações de incentivo à doação de sangue, incluindo o Desafio Solidário, é propor a construção dessa cultura de doação de sangue, em substituição ao comportamento de doação única ou esporádica, de modo direcionado a algum familiar ou amigo. A campanha servirá como alívio para os estoques do Hemomar, que estão baixos”, comentou.

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, estar em bom estado de saúde, pesar acima de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. No caso de menores de 18 anos, a doação só pode ser feita se houver consentimento formalizado dos pais ou responsáveis. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão ser voluntários se já tiverem sido doadores antes dos 60 anos. A frequência máxima recomendada é de quatro doações de sangue anuais para o homem e três para as mulheres.

A campanha irá até dezembro de 2021, e as pessoas que estiverem interessadas e aptas para doar devem se dirigir ao Hemomar ou hemocentro da cidade ou região onde residem. Todo o processo de passar pela recepção, triagem e coletar é rápido e simples.

Saiba mais

Idealizado pelas docentes do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão Éllida Neiva Guedes, Francinete Louzeiro e Rakel de Castro, com a participação de alunos do curso, o Projeto Doar nasceu da necessidade de se prestar serviço emergencial sobre o processo de doação de sangue, para estimular os comunicadores e a sociedade de forma geral a doarem sangue a fim de aumentar estoque do Hemomar neste momento, que está em um nível muito baixo.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Gomes