Notícias

Plenária “Meio Ambiente da Ilha de São Luís” ocorreu na UFMA com a presença de pesquisadores da área e deputado Duarte Júnior

publicado: 04/09/2023 15h00, última modificação: 04/09/2023 19h46
Plenária “Meio Ambiente da Ilha de São Luís” ocorreu na UFMA com a presença de pesquisadores da área e deputado Duarte Júnior

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu, na tarde de sexta-feira, 1º, a plenária “Meio Ambiente da Ilha de São Luís”. O encontro, promovido pela Universidade, contou com a participação do Deputado Federal Duarte Júnior,  professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas da Geografia e Oceanografia, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PPGCult). 

Na oportunidade, os docentes apresentaram estudos sobre a temática do meio ambiente e discutiram o atual cenário da capital maranhense. As pesquisas demonstraram a necessidade de adoção de estratégias e soluções práticas para os desafios ambientais atuais. Foram debatidos os seguintes tópicos: São Luís, uma cidade costeira; Meio ambiente e transversalidade setorial; ODSs e ODMs no Planejamento Ambiental Municipal; A necessidade de Fortalecimento da Política Municipal de Meio Ambiente (modernização e valorização); O fortalecimento da política municipal de cultura e sua interface com o Meio Ambiente; A situação das praias da Ilha: balneabilidade e poluição das praias; Erosão e frentes de pressão das praias de São Luís; Indicadores Socioambientais versus Saúde Pública; Bacias hidrográficas e a preservação das nascentes e dos rios de São Luís; Vulnerabilidade de São Luís às mudanças climáticas

O evento também proporcionou um espaço para debate entre os pesquisadores, onde foram expostas as preocupações sobre o ritmo acelerado de degradação do meio ambiente e a necessidade de adoção de medidas para reparação de danos. No entanto os estudos também revelaram otimismo, indicando que a consciência coletiva pode refletir em um caminho mais sustentável para o futuro.

O professor do Departamento de Oceanografia e Limnologia Leonardo Soares explica que a roda de diálogos foi organizada com o objetivo de propor políticas públicas que garantam cuidados ao meio ambiente. “Reunimos cem pessoas na plenária, vários pesquisadores e estudantes apresentaram seus trabalhos que mostram as problemáticas que a cidade enfrenta. Ao mesmo tempo, trouxemos demandas de políticas públicas que precisam ser implementadas para darmos lugar aos caminhos da sustentabilidade, e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população. Agradecemos muito a disponibilidade de tempo do deputado Duarte Júnior, que está aqui conosco nessa tarde maravilhosa, dialogando conosco e enriquecendo bastante”. 

Além da difusão de conhecimento e da discussão em torno da situação do meio ambiente em São Luís, o encontro tratou da obtenção de apoio da classe política na implementação de soluções sustentáveis. O deputado Duarte Júnior avaliou a plenária como de extrema relevância para toda a comunidade de São Luís, pois, com base nas pesquisas, é possível mudar a realidade do município. “Estar aqui para aprender é a melhor forma para poder resolver o problema das pessoas e da nossa cidade. Para resolver, tem que conhecer e aprender. Com essa troca de informações, a gente consegue desenvolver mais o nosso trabalho. Foi muito importante ouvir os pesquisadores, alunos e professores. Foi um conteúdo muito profundo, transmitido de forma muito clara e didática, não só a apresentação que eles fizeram, mas também o plano de ação para a nossa cidade ", declarou. 

Com isso, o parlamentar garantiu ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) o repasse de R$ 300.000,00, que serão aplicados nas pesquisas do programa. 

“É claro que, em razão de todo esse trabalho, para incentivar a ciência e a pesquisa, surpreendemos a todos aqui, que não esperavam, eu também não imaginava fazer isso neste momento, mas garantimos o valor de 300 mil reais para o Programa de Pós-Graduação, fora outros recursos que garantimos para a Universidade Federal do Maranhão como um todo, mas para o programa, para incentivar essas pesquisas, os alunos e  professores, nós estamos garantindo esse repasse” sinalizou. 

A coordenadora do Prodema, Samara Aranha, reforçou a relevância das discussões para o desenvolvimento do programa e das pesquisas da área. “Fazer esse debate, trazer nossos alunos para poder apresentar as pesquisas que estão sendo feitas e, juntamente com o poder público, mostrar que muitos dos problemas que enfrentamos na nossa cidade podem ser sanados, por meio das pesquisas, é um retorno muito importante. E, de uma maneira muito especial, o programa foi agraciado com o repasse feito pelo Duarte Júnior, que, sem dúvidas, vai trazer mais autonomia para as nossas pesquisas. Vamos nos reunir para poder discutir em colegiado de que modo o valor será utilizado, qual área será priorizada e como vamos fazer a divisão desse recurso, visando ao crescimento do programa e ao firmamento dele aqui”, finaliza. 

A plenária se demonstrou como ferramenta crucial para incentivar o diálogo e a colaboração entre a academia, o poder público e a sociedade civil em prol do meio ambiente.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: