PGLetras da UFMA promove curso de extensão com a temática “Ética em pesquisa envolvendo seres humanos na área de Linguagens”

publicado: 16/07/2024 15h20, última modificação: 16/07/2024 16h30

Estão abertas as inscrições, até o dia 26, para participar do curso de extensão de "Ética em pesquisa envolvendo seres humanos na área de Linguagens", que será realizado entre os dias 12 e 16 de agosto, de modo síncrono, pela Plataforma Even3. O curso é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus São Bernardo, além do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPELA-CNPq), pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE-UEM) e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM-UEL).

O curso tem o objetivo de oportunizar contato com discussões relacionadas à ética em pesquisa, tanto no seu aspecto burocrático, observando as normativas brasileiras de pesquisa na submissão de projeto de pesquisa a um comitê de ética, quanto emancipatória, considerando as relações de poder, voz e dilemas éticos entre pesquisador e participantes.

As aulas são direcionado para alunos de Letras desenvolvendo pesquisas de TCC, alunos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) em fase de elaboração de seus desenhos de pesquisa ou em fase de condução deles, além de profissionais da área das linguagens interessados em conhecer sobre cuidados éticos em pesquisas que envolvam seres humanos.

Alex Alves Egido, professor responsável pela organização do evento, explica a importância do curso para quem participa: “O curso é importante como um espaço de formação em pesquisa no que diz respeito ao cuidado ético. Investigações documentais na área dos Estudos da Linguagem têm evidenciado, por exemplo, a lacuna nos estudos produzidos no que diz respeito à explícita menção à ética em pesquisa nos relatos”, frisou.

O curso terá cinco módulos, divididos em cinco dias, e uma carga horária total de trinta horas, sendo seis horas por módulo, duas horas de encontro síncrono, seis horas de leitura e resposta a um questionário sobre o conteúdo do módulo. Os módulos serão: "Eventos históricos de ética em pesquisa"; "Princípios éticos burocráticos em pesquisa"; "Plataforma Brasil: documentação e preenchimento"; "Voz, poder, reflexividade e dilemas éticos"; "Princípios éticos emancipatórios em pesquisa".

Para participar, os interessados deverão realizar a inscrição no site do evento, no valor de R$ 30. Todas as aulas ficarão gravadas na plataforma por uma semana, caso o participante não consiga assistir em tempo síncrono. Para cada aula, haverá uma sugestão de leitura prévia e uma atividade pós-aula.

Por: Karina Soares