PGCult abre inscrições para curso de Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade na Cidade Universitária

publicado: 04/05/2023 14h32, última modificação: 05/05/2023 17h38
Inscrições vão até o dia 22 de maio. Ao todo, serão disponibilizadas 28 vagas para graduados em Ciências Humanas ou Sociais Aplicadas, com formação relacionada a essas áreas, ou às linhas de pesquisa

Estarão abertas, até o dia 22 deste mês, as inscrições para o curso de Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. O edital pertence ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) de São Luís e foi divulgado pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma). Ao todo, serão disponibilizadas 28 vagas para graduados em Ciências Humanas ou Sociais Aplicadas, com formação relacionada a essas áreas, ou às linhas de pesquisa.

Os interessados devem acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na aba Processos Seletivos, preencher o formulário e enviar a documentação em formato PDF.

Os documentos exigidos são: Cópia digital da carteira de identidade, ou passaporte, e CPF; formulário de inscrição devidamente preenchido; diploma de conclusão de graduação, ou certificado da conclusão; histórico de conclusão da graduação; Currículo Lattes; declaração de disponibilidade de tempo; comprovante da taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00; e Anteprojeto de pesquisa.

O Curso possui duração regulamentar de 2 anos, em que as opções de Expressões e processos socioculturais e Cultura, educação e tecnologia podem ser escolhidos como ramos de desenvolvimento de pesquisa.

Das vagas ofertadas, 23 serão destinados à ampla concorrência; 4 para ações afirmativas – autodeclarados negros, pessoas com deficiência (PCD) e indígenas – e 1 para servidores efetivos da UFMA. O processo seletivo será divido em quatro etapas, dentre elas a inscrição, avaliação do Anteprojeto, prova escrita e prova oral.

O resultado final será divulgado no dia 18 de julho. As matrículas e o início do curso estão previstas para janeiro e março de 2024, respectivamente.

Acompanhe o edital na íntegra

Realize sua inscrição

Por: Júlio César