PET Computação lança podcasts sobre tecnologia, com o objetivo de aproximar a comunidade a essa temática

publicado: 15/04/2021 08h00, última modificação: 15/04/2021 17h27

Com as atividades presenciais suspensas em decorrência da pandemia, o Programa de Educação Tutorial (PET) Computação da Universidade Federal do Maranhão lança podcasts sobre tecnologias e outras temáticas correlacionadas. Ao todo, já foram lançados cinco podcasts: o primeiro conta a história do grupo; o segundo informa dicas de produtividade para a otimização de atividades pessoais, acadêmicas ou de trabalho; o terceiro fala sobre cultura pop, com análises e comentários de filmes, séries, músicas, entre outros; o quarto aborda notícias sobre Tecnologia da Informação (TI), contando fatos sobre a área de tecnologia, com o propósito de aproximar a comunidade da área; e o último discorre sobre as atividades no formato Educação a Distância (EaD) e/ou home office, durante a pandemia.

Segundo Carlos Vinicius Silva da Silva, integrante do grupo e estudante do quarto período do curso de Ciência da Computação da UFMA, com o advento da pandemia, o grupo teve as atividades de extensão suspensas devido aos protocolos de segurança indicados pela Organização Mundial de Saúde.

“Pensando nisso, propusemos uma solução que conseguiria alcançar nosso público tanto no âmbito acadêmico, quanto fora dele, na comunidade em geral. Surgiu então a ideia da criação de um podcast, que é uma mídia com notório crescimento no número de consumidores nos últimos anos, fazendo com que se tornasse uma solução para o distanciamento social e para a continuidade de nossas atividades”, ressaltou.

Ele ainda informou que os podcasts têm como público-alvo não apenas aqueles que estão no contexto do grupo, mas também todos aqueles que se interessam por tecnologia e/ou buscam entender mais sobre essa área.

“Durante a produção dos podcasts, buscamos fazer a sintetização das informações, levando-as de forma clara, atrativa e confiável, impulsionada pelo fato de que os consumidores desse produto passaram a ter cada vez mais o hábito de ouvir seus episódios enquanto fazem atividades cotidianas. Esse é um dos motivos para que a linguagem seja posta de forma leve, descontraída e de fácil absorção, além de criar um ambiente auditivo que chame a atenção do ouvinte. O nome ‘PodComp’ dado ao podcast do grupo, é a junção da palavra podcast com computação.

Ouça os podcast PodComp pelo Spotify

Conheça os episódios do PodComp:

PodComp - Quem somos? #00

Neste primeiro episódio, o PET Computação da UFMA se apresenta e fala do objetivo do projeto “PodComp” e seu funcionamento.

SoftSkills - São Realmente Necessárias? #01

Neste episódio é debatido sobre os Soft Skills, que são tributos pessoais que permitem ao indivíduo desempenhar uma boa interação com o mundo ao seu redor, com seus colegas de trabalho e o próprio trabalho em si.  É exposta a diferença entre Soft Skill e Hard Skill, sendo este último um atributo técnico. Além disso, é apresentada uma pesquisa que descreve os Soft Skills mais requisitados em um dos maiores polos tecnológicos do Brasil, o ‘Porto Digital’, localizado na cidade de Recife, estado de Pernambuco.

SoftSkills - Vamos Praticar? #02

Nesse episódio, são abordadas as situações em que alguns atributos técnicos, como Soft Skill e Hard Skill, são necessários ao dia a dia, fazendo uma prática mental sobre Soft Skills, com exemplos contextualizados.

O Jogo da Imitação #03

Nesse episódio, é feito um resumo sobre o filme “O Jogo da Imitação”, de 2014, onde retrata um pouco a vida do matemático Alan Turing, considerado hoje como o ‘pai da computação’, além de uma análise sobre o que realmente é fato com base em fontes históricas e biográficas; conceitos de computação mostrados no filme; sobre a qualidade em que a obra abordou os temas discutidos; algumas curiosidades e a opinião de hosts do grupo em relação à obra cinematográfica.

EaD e Home Office - Como Não Surtar? #04

Nesse episódio, são discutidos os efeitos da pandemia, no aspecto do excesso de informações na internet e nas redes sociais sobre as pessoas, baseando-se em dados referenciados, sob o ponto de vista dos membros do grupo. O episódio também trata da organização do home office ou EaD, retratando a importância que o lazer tem no meio dessa crise social, sugerindo algumas atividades que podem ser feitas em casa.

Outras informações sobre o “PodComp” podem ser consultadas pelo Instagram do grupo @petcompufma.

Por: Allan Potter