Notícias

Pesquisadores da UFMA são reconhecidos na cerimônia "Homenageados Prêmio Fapema"

publicado: 10/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44
Homenageados Prêmio Fapema


SÃO LUÍS – Em solenidade remota, realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), na noite de sexta-feira, 4, a Universidade Federal do Maranhão levou todas as premiações da cerimônia “Homenageados Prêmio Fapema das edições de 2005 a 2019”.

A Universidade Federal do Maranhão foi representada pelo vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, e a cerimônia também contou com a presença de Gustavo Pereira da Costa, reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Elizabeth Nunes Fernandes, reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Rogério Mesquita Teles, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), representando o reitor Carlos César Teixeira Ferreira; Maria Cláudia Gonçalves, pró-reitora de Iniciação Científica da Universidade Ceuma, representando a reitora Cristina Nitz da Cruz;  Mauricio Oliveira Brandão Ferreira, diretor Administrativo Financeiro da Fapema; João Batista Bottentuit Júnior, diretor Científico da Fapema; e Kiany Sirley Brandão Cavalcante, assessora de Planejamento da Fapema.

Assista a cerimônia na íntegra:

A UFMA levou todas as primeiras, segundas e terceiras colocações das categorias “Jovem Pesquisador”, “Mais Premiados” e “Pesquisador Sênior”, entre vinte e quatro pesquisadores indicados no evento. A eleição totalizou 11.299 votos, e os três mais votados pelo público em cada categoria receberam a Homenagem Especial da Fundação. 

A solenidade objetivou incentivar e reconhecer projetos de pesquisadores maranhenses em diferentes ramos, ao longo de 15 anos do Prêmio. Na ocasião, houve o lançamento da 40ª edição da Revista Inovação da Fapema, que recebeu uma nova roupagem e foi disponibilizada no formato digital, com a exposição de pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do Prêmio Fapema 2019 Terezinha Rêgo.

“Não fazemos pesquisas sozinhos. Essa homenagem é fruto do trabalho de várias pessoas. O prêmio que recebi em 2012 com a dissertação de mestrado sobre o óleo babaçu pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Maranhão, orientada por Rosane Nassar Meireles Guerra Libério, teve a contribuição da FioCruz de Salvador e do Laboratório de Imunofisiologia da UFMA, este último contribuiu significativamente na minha evolução na condição de pesquisadora e profissional e para a concretude deste prêmio”, discursou Mayara Cristina Pinto da Silva, pesquisadora na área de produtos naturais e atividades imunofarmacológicas e docente do curso de Medicina do Câmpus de Pinheiro da UFMA, vencedora da categoria “Jovem Pesquisador”.

Ela ainda parabenizou a todos os indicados e agradeceu à Fapema o reconhecimento da pesquisa e da ciência no Estado do Maranhão. “Fico muito feliz em fazer parte deste estado, que ganha com estes fomentos proporcionados pela Fundação. É com muita felicidade e honra que recebo essa homenagem e me vejo com a responsabilidade de representar muitas pesquisas indicadas a esta categoria e às outras”, comentou.

Laureada com o primeiro lugar na categoria Mais Premiados, a professora Flávia Raquel Fernandes do Nascimento se declarou muito orgulhosa tendo sido premiada em uma categoria que reúne docentes pesquisadores que ocasionalmente são indicados para o Prêmio Fapema. Como diretora de pós-graduação da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), ela enfatizou que os resultados da solenidade foram muito positivos para a Universidade.

“Nós tivemos nove premiados, os nove da UFMA. A Ageufma tem se empenhado, junto à pós-graduação, para que haja estímulo nos professores para que possam realizar produção científica, para que procurem editais de fomento, busquem orientação de alto nível, enviem seus alunos para o exterior em doutorados sanduíche, por exemplo. Então só nos orgulha que esses docentes estejam premiados nessas categorias porque estão envolvidos na formação científica de nossos alunos”, analisou.

André Santos, presidente da Fapema, destacou que o evento deste ano foi uma forma de a instituição manter a homenagem aos pesquisadores em um ano em que todos precisaram buscar novas alternativas para se manterem unidos. “Vivemos um ano que tivermos que nos reinventar. Um ano em que não podemos nos reunir de forma presencial, mas nem por isso devemos deixar de homenagear os pesquisadores maranhenses. Neste ano, mais do que nunca, vimos a importância da ciência, quanto ela é fundamental no enfretamento de crises como a que estamos vivendo agora na área da saúde e em tantas outras áreas”, disse o presidente.

Já para o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Antônio Dellagostin, pontuou que eventos como esse são importantes e devem ter continuidade ao longo do tempo. “É por meio do reconhecimento do trabalho dos pesquisadores que conseguimos colocar a ciência ainda mais em evidência na sociedade. É conhecendo e reconhecendo as pessoas que produzem conhecimento, que desenvolvem tecnologia e promovem inovação que conseguimos mostrar à sociedade a relevância de seus trabalhos para a solução de problemas, para o bem-estar social, para o avanço tecnológico, para a melhoria de questões ambientais”, frisou.

Para o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, a premiação reflete a qualidade da pesquisa que é feita na Universidade: “Nossa Universidade vem, em seus 54 anos, empreendendo um reforço sistemático no que tange à pesquisa. Hoje temos centenas de excelentes pesquisadores, com pesquisas de importância ímpar para o Maranhão e mais além. Os prêmios agora recebidos e os demais, ao longo de 15 anos que a premiação existe, são o reflexo dessas trajetórias de pesquisa que a UFMA abriga e incentiva”.

Confira os vencedores:

Categoria Jovem Pesquisador

1° lugar: Mayara Cristina Pinto da Silva (UFMA)

2° lugar: Ricardo Alves de Araújo (UFMA)

3° lugar: Ulisses Magalhães Nascimento (UFMA)

 

Categoria Pesquisador Sênior

1° lugar: Lívio Martins Costa Júnior (UFMA)

2° lugar: Rosane Nassar Meireles Guerra (UFMA)

3° lugar: Valério Monteiro Neto (UFMA)

 

Categoria Mais Premiados

1° lugar: Flávia Raquel Fernandes do Nascimento (UFMA)

2° lugar: Érika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz (UFMA)

3° lugar: Victor Elias Mouchrek Filho (UFMA)

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Allan Potter
Última alteração em: 10/12/2020 19:07