Ciência na UFMA

Pesquisadores da UFMA são nomeados membros dos Comitês de Assessoramento do CNPq

publicado: 08/07/2024 10h15, última modificação: 08/07/2024 10h36

No último dia 29 de junho, docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foram nomeados membros dos Comitês de Assessoramento (CAs) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em diversas áreas de pesquisa. Os comitês têm a função de prestar assessoria ao CNPq na formulação de políticas e na avaliação de projetos e programas relativos a sua área de competência, bem como na apreciação das solicitações de bolsas e auxílios.

Os CAs são compostos por mais de trezentos pesquisadores, entre titulares e suplentes, selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento, escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD), com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional para um mandato de três anos.

A indicação dos docente da UFMA para os Comitês do CNPQ reforça a produção científica da Universidade como referência no país e consolida a representatividade da região Norte e Nordeste, como observa o professor Anderson Zanine, indicado para o CA de Zootecnia: “Vejo como uma validação das nossas atividades de ensino, pesquisa e da difusão tecnológica, pois retrata,  não apenas de forma regional, a atuação de nosso grupo multidisciplinar e multi-institucional de pesquisa, mas reflete um olhar global. Por conseguinte, além da importância para nosso grupo de pesquisa, ter um representante no Comitê de Assessoramento do CNPq gera a oportunidade de levarmos nossas demandas pontuais de nossas regiões Norte e Nordeste, que muitas vezes precisa de um olhar pragmático e holístico para avançarmos de forma dinâmica. Do ponto de vista institucional, sinto-me muito honrado em representar nossa UFMA em Brasília, mostrando que somos uma instituição forte e com muitas qualidades para servir com máxima eficiência à nossa sociedade”, destaca o professor.

Lívio Martins, professor do Departamento de Patologia e integrante do Comitê de Assessoramento de Medicina Veterinária, observa que o CNPq é um dos principais órgãos de pesquisa e de financiamento de pesquisa do Brasil e um dos principais do mundo. E a importância desses comitês é que justamente são representantes de cada área que avalia os projetos e auxilia na decisão dos resultados dos editais divulgados pelo CNPq. Nesse sentido, o docente ressalta o papel dos CAs: “é um comitê de importância para o país, já que é ele que define praticamente o direcionamento das pesquisas nas diversas áreas”.

Mulheres que fazem ciência

O primeiro Comitê de Assessoramento formado somente por mulheres tem a participação da professora do Departamento de Desenho e Tecnologia e subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Design, Raquel Gomes Noronha, que salienta a importância dessa formação totalmente feminina. “É a primeira formação do CA apenas com mulheres, e isso é muito valoroso no sentido de estarmos atentas às realidades outras que envolvem o pesquisar, os tempos da vida e das pesquisas e as relações implicadas”, pontua Raquel.

Para a docente, essa nova experiência é uma oportunidade de amadurecimento como pesquisadora. “Minha participação no CA de Design do CNPq coloca em pauta formas de se pensar e pesquisar design que rompem com os paradigmas vigentes no campo. Venho trabalhando no sentido de friccionar o cânone do design moderno e suas insustentabilidades. Minha presença neste CA representa essa abertura a um pensamento inclusivo, interseccional e interdisciplinar”.

Confira a lista dos professores da UFMA que foram nomeados para integrar os Comitês de Assessoramento do CNPq

Anderson de Moura Zanine, titular (Zootecnia/ Produção Animal);

Antônio José Silva Oliveira, titular (Divulgação Científica);

Livio Martins Costa Júnior, titular (Medicina Veterinária/Doenças Parasitárias de Animais);

Raquel Gomes Noronha, suplente (Design/Programação Visual).

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante