CIÊNCIA NA UFMA

Pesquisadores da UFMA encontram resultados promissores no efeito antimicrobiano de gel com extrato de mamão associado ao laser odontológico para tratamento da cárie dentária

publicado: 09/07/2024 08h43, última modificação: 09/07/2024 11h45

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolveram um estudo para avaliar o efeito antimicrobiano de um gel contendo papaína, uma enzima do mamão, combinado com laser odontológico no tratamento da cárie. Publicada em formato de artigo científico na revista internacional Lasers in Medical Science, a pesquisa indica que o produto Papacárie Duo® apresenta propriedades antimicrobianas significativas ao ser utilizado com um laser de diodo de baixa potência, oferecendo uma abordagem promissora para a saúde bucal.

O estudo foi realizado pelos integrantes do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMA Roberta Janaína Soares Mendes, Guilherme Silva Furtado e Marco Aurélio Benini Paschoal, em colaboração com a cirurgiã-dentista Nayanna Matos de Sousa (UFMA), sob a orientação da professora do PPGO Andréa Lago.

A Papacárie Duo® é um produto de uso odontológico que contém a papaína como princípio ativo. A papaína é uma enzima extraída das folhas e da casca do mamão com potencial bactericida. Essa substância possui a capacidade de “amolecer” os tecidos dentários afetados por cárie, facilitando sua remoção com necessidade reduzida do uso de brocas dentárias e procedimentos de anestesia.  Na sua composição, há ainda um agente corante comumente utilizado na terapia fotodinâmica antimicrobiana, a TFDa, que é uma modalidade de tratamento adjuvante que utiliza o laser de baixa potência associado a um “corante” (fotossensibilizador) para a desinfecção de lesões. Essa terapia pode ser utilizada em várias doenças bucais, incluindo a cárie dentária como uma doença multifatorial e não transmissível.

Foram testados vários materiais com ou sem a utilização do laser de baixa potência. Os resultados mostraram que todos os materiais tinham atividade antimicrobiana, exceto a água destilada, o que já era esperado pelos pesquisadores. Apesar de o Papacárie Duo associado ao laser apresentar um excelente potencial antimicrobiano, quando comparados entre si, o Papacárie Duo isolado e o Papacárie Duo associado ao laser tiveram resultados semelhantes. Da mesma forma, o Papacárie Duo isolado e o azul de metileno apresentaram potencial antimicrobiano similar. No entanto o azul de metileno associado ao laser demonstrou um efeito antimicrobiano superior ao Papacárie Duo associado ao laser.

Os autores discutem a possibilidade de que a formulação em gel do Papacárie Duo® tenha influenciado os resultados, uma vez que sua consistência pode reduzir a absorção eficiente da luz do laser, prejudicando a ativação do fotossensibilizador. Com base nisso, sugerem o desenvolvimento de uma nova formulação do Papacárie Duo® com uma consistência mais fluida, o que poderia aumentar a eficácia na remoção seletiva da cárie.

A orientadora do estudo, professora Andréa Lago, explica sobre os objetivos do estudo e os seus impactos na saúde pública. “O Papacárie é um gel que dissolve o tecido cariado e se remove o tecido cariado de uma maneira conservadora. Então, o objetivo principal do nosso trabalho é fazer associação desse gel com um laser de baixa potência, realizando a terapia fotodinâmica antimicrobiana, que tem o intuito de eliminar micro-organismos, analisando se o próprio gel tem ação antimicrobiana juntamente com a luz. E o que descobrimos e encontramos no nosso trabalho foi que, sim, isso é importante, porque reduz um passo operatório, assim, removendo micro-organismos dos dentes, juntamente com o tecido cariado. Logo podemos conseguir entregar um dente mais adequado para o paciente. Com isso, a empresa acabou criando um novo gel Papacárie, em que foi utilizado um outro corante no produto, que é fotossensibilizador, e aí, sim, ele tem um poder antimicrobiano mais intenso. Nisso quem ganha é a sociedade e os dentistas; é a maneira de podermos atingir comunidades isoladas, onde as pessoas não têm acesso a um dentista. Portanto conseguimos com esse gel e com um laser, que são dois equipamentos e produtos portáteis, fazer uma remoção e uma adequação do meio com uma limpeza dos dentes, removendo cárie de uma forma bem conservadora”, destaca.

O estudo visa explorar o potencial antimicrobiano do Papacárie Duo®, quando associado à terapia fotodinâmica antimicrobiana. O método analisa opções de tratamento eficazes para remoção minimamente invasiva de tecido cariado, proporcionando uma experiência mais confortável aos pacientes, sendo recomendado, principalmente, para casos de lesões profundas de cárie em crianças, pessoas com deficiência, além de indivíduos com ansiedade ao tratamento dentário.

Para saber mais, o vídeo resumo deste estudo está disponível no canal do PPGO no YouTube.

Por: Camilla Fernanda