Pesquisadores da Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia do Câmpus de São Bernardo realizam palestra em quilombo do município de Brejo

publicado: 20/05/2022 10h02, última modificação: 20/05/2022 11h11
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (Gepemadec) do curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia do Câmpus de São Bernardo realizaram, no dia 13 deste mês, a palestra “O 13 de maio sob um olhar colonial”, na comunidade Vila das Almas, localizada no quilombo Saco das Almas, no município de Brejo. O objetivo da palestra foi promover a ressignificação do Dia da Abolição da Escravatura no Brasil.

A palestra contou com a participação de alunos, professores, gestores e colaboradores das escolas municipal Antônio Martins Costa e estadual Patrício da Cunha Costa. A atividade contou, também, com a presença da pesquisadora Daciléia Lima Ferreira, mestra em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da UFMA.

O coordenador do Gepemadec, Josenildo Brussio, trouxe questionamentos pertinentes à proposta de ressignificação da data como oportunidade de falar sobre as lutas antirracistas. “De que liberdade estamos falando? Seria uma falsa liberdade, dadas as consequências da Lei Áurea e as condições em que se deu a abolição da escravatura? Por esses questionamentos, discutimos um pouco as consequências históricas desde o ato imperial trazendo ao contexto atual, falando sobre o racismo, as desigualdades sociais, a diversidade étnico-racial, as políticas públicas de ações afirmativas numa perspectiva colonial de desobediência epistêmica, lembrando os quilombolas que, nessa data, também se comemora o Dia dos Pretos Velhos”, comentou.

Durante a palestra, foram apresentados os projetos que são desenvolvidos pelo Gepemadec na comunidade, como o projeto de pesquisa “Saberes griôs, memórias, narrativas orais e ancestralidade” e o projeto de extensão “Saberes griôs, literatura, formação de professores e tecnologias educacionais”. O grupo pretende ajudar as escolas na elaboração de uma agenda específica de atividades culturais e planejamento curricular que destaquem a inserção de vivências e experiências da comunidade nas atividades e práticas pedagógicas no processo ensino-aprendizagem desenvolvido por professores e alunos.

Por: Kelle Dias

Produção: Bruna Castro