Notícias

Pesquisadores da área de ciências da saúde da UFMA são premiados na no Prêmio Fapema 2021

publicado: 09/12/2021 11h55, última modificação: 09/12/2021 11h55
1 | 3
2 | 3
3 | 3

Na noite de quinta-feira, 2 de dezembro, durante a cerimônia do Prêmio Fapema 2021 - Mulheres Cientistas do Maranhão, realizada no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, dois pesquisadores da área de Ciências da Saúde tiveram os seus trabalhos premiados em duas categorias: Jovem Cientista, em que foi premiado Eduardo Bandeira Sousa Silva, e Tese de Doutorado, conquistada por Edilausson Moreno Carvalho, ambos orientados pelo professor José Roberto Oliveira Bauer.

Também foram premiadas nesta edição do Prêmio Fapema as pesquisadoras, também da área de Ciências da Saúde, Ana Paula Matos Ferreira, com trabalho “SOS Mama: aplicativo móvel para puérperas que vivenciam dificuldades no aleitamento materno”, na categoria Dissertação de Mestrado e que teve a orientação da professora Adriana Gomes Nogueira Ferreira; e Erika Bárbara Abreu Fonseca, na categoria Pesquisador Sênior em Ciências da Saúde.

O trabalho premiado em Jovem Cientista tem como tema “Nanopartículas bioativas de niobato de cálcio para desenvolvimento de sistemas adesivos”, em que Eduardo Silva revelou que se sentiu muito emocionado por obter o primeiro lugar. “Quem trabalha com pesquisa sabe que não é nada fácil e esse reconhecimento que recebi, não tem preço. Só agradeço à Fapema e digo que sinto muito honrado”, comentou.

Edilausson Carvalho, premiado em Tese de Doutorado em Ciências da Saúde, foi “laureado” com o trabalho “Desenvolvimento de sistemas adesivos autocondicionantes bioativos: caracterização físico-química, análise da interface de união e bioatividade”. Em sua visão, receber o prêmio foi a representação do reconhecimento de anos de esforço e dedicação. “É um momento em que pude recordar as dificuldades e alegrias que experimentei ao longo do processo, além da gratidão a todos os colegas, professores e amigos que contribuíram no estudo”, contou.

O professor Bauer declarou que esse momento é de celebração de trabalhos que vem sendo conduzidos com dedicação incessante de alunos e docentes há anos. “A pesquisa é um alicerce para uma nação, é por meio da pesquisa que conquistamos avanços na qualificação de produtos e na formação de recursos humanos para a sociedade”, finalizou.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Costa

registrado em: