Pesquisa realizada no Laboratório de Biofísica e Nanossistemas da UFMA faz descobertas na estrutura do coronavírus e em sua capacidade de regeneração

publicado: 19/07/2021 18h01, última modificação: 20/07/2021 13h01

Uma pesquisa liderada pela coordenadora do Laboratório de Biofísica e Nanossistemas da UFMA, Luciana Magalhães Rebelo Alencar, com o apoio da equipe do coordenador do Laboratório de Nanorradiofármacos do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Ralph Santos-Oliveira, e do professor Pedro Souza, do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Ceará (UFC), desvenda a ultraestrutura do vírus Sars-Cov-2, causador da covid-19, e sua capacidade de regeneração.

O estudo é uma dissertação da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFMA Ruana Cardoso Lima, que utiliza técnicas para uma análise nanomecânica e nanoestrutural do vírus. As descobertas apontaram que, mesmo após ter suas camadas protetoras rompidas, o vírus consegue se reestruturar formando camadas robustas novamente. A descoberta é importante para entender as relações celulares do vírus e para o desenvolvimento de medicamentos e métodos mais eficazes de descontaminação.

Para os testes, foi utilizada a técnica de microscopia de força atômica. Os resultados revelaram a densidade das proteínas Spike, o principal veículo de transmissão do vírus, sua carga e estrutura da membrana viral, composta por três camadas. Com os resultados da pesquisa, o processo de desinfetação de superfícies, especialmente em hospitais, terá de ser mais rigoroso.

Toda a pesquisa foi feita na UFMA, e os colaboradores contribuíram com a concepção da publicação. “Além da infraestrutura, a UFMA forneceu suporte financeiro para o desenvolvimento desta pesquisa. Sem esse suporte, não teríamos como adquirir as sondas de microscopia de força atômica, os reagentes utilizados para preparar as amostras, e os insumos fundamentais para o laboratório, como luvas, entre outros. Esse aporte é muito importante para este trabalho, tão impactante e que vem recebendo destaque nacional”, contou a coordenadora Luciana Magalhães.

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque