Pesquisa realizada na UFMA avalia o impacto da terapia periodontal na saúde de pacientes de transplante renal

publicado: 02/10/2024 11h07, última modificação: 02/10/2024 12h32

Egressa do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Samira Vasconcelos Gomes, realizou estudo onde foi avaliado a resposta clínica à terapia periodontal não cirúrgica em pacientes transplantados renais. O estudo, realizado no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), sob orientação do professor Vandilson Rodrigues, foi o objeto da Tese de Doutorado da pesquisadora.

O estudo odontológico analisou durante o período de 3 meses a saúde bucal e sistêmica de pacientes que realizaram a cirurgia de transplante renal, com foco nos impactos na qualidade de vida desses indivíduos após redução da carga inflamatória periodontal durante o tratamento odontológico. “Foi feito um estudo de intervenção no qual os pacientes transplantados renais foram avaliados após 6 meses de transplante. Na primeira avaliação, nós fizemos coleta de dados periodontais e séricos, e os pacientes que apresentavam periodontite segundos os critérios seguidos pelo estudo, passaram pela intervenção de terapia periodontal não cirúrgica (TPNC). Após 90 dias, esses pacientes foram reavaliados e coletamos novamente os dados periodontais e séricos”, informa Samira Gomes.

A egressa do PPGO, explica que a importância do estudo realizado está diretamente relacionada com a possibilidade de melhorar a saúde dos pacientes transplantados por meio dos cuidados odontológicos e os resultados observados podem ser essenciais para a área da saúde.

“Até onde nós sabemos esse foi o primeiro estudo a avaliar o impacto da terapia periodontal nos marcadores periodontais e séricos dos pacientes com transplante renal. Nosso estudo sugere que o controle da inflamação por meio da terapia periodontal, pode gerar um efeito benéfico na saúde sistêmica desses pacientes. Isso demonstra e reforça a importância da inclusão da assistência odontológica no acompanhamento deles, em conjunto com a equipe multiprofissional, e isso pode impactar fundamentalmente na forma de realizar os cuidados dos pacientes com transplante renal e a sua qualidade de vida”, informa.

A pesquisa pioneira do PPGO teve sua relevância reconhecida pela área de Odontologia e resultou em alguns artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, como os periódicos Clinical Oral Investigations e Journal of Applied Oral Sciences, assim como fez parte do livro intitulado Assistência odontológica para pacientes com doenças crônicas não transmissíveis: resistência à insulina, diabetes e doença renal crônica que aborda diversos aspectos da saúde bucal em pacientes com doença renal crônica. Além disso, Samira Gomes apresentou os resultados do estudo durante a Reunião Anual da International Association for Dental Research (IADR) em Bogotá, na Colômbia, no ano passado.

Samira Gomes destaca que é muito importante ter o trabalho reconhecido tanto para satisfação de ver seu esforço dentro da área valorizado como uma forma de incentivar o avanço da área de Odontologia e melhorar a qualidade de vida de diversas pessoas dessa maneira. “Ter nosso trabalho reconhecido é extremamente gratificante. O nosso objetivo com a divulgação dos resultados deste estudo é contribuir para a ampliação do conhecimento, conscientizar os profissionais da saúde e os pacientes transplantados renais sobre a importância do tratamento odontológico, e promover maior segurança aos dentistas no tratamento destes pacientes”, conclui.

A periodontite é uma doença inflamatório que afeta gengivas e os dentes, associada a um biofilme patogênico que atinge os tecidos ao redor dos dentes, esta inflamação pode causar a piora da função de órgãos transplantados pela possibilidade de resultar em eventos cardiovasculares adversos. Por meio da terapia periodontal não cirúrgica é possível controlar a inflamação nos tecidos do sistema dos indivíduos, comprovado pela redução significativa no nível dos mediadores imuno inflamatórios no corpo dos pacientes. Dessa forma, a pesquisa acerca dos resultados obtidos na pesquisa de Samira Gomes pode servir para expandir um avanço nos tratamentos periodontais em pacientes transplantados, melhorando a qualidade de vida desses indivíduos após suas cirurgias.

Por: Pedro Correa