Pesquisa desenvolvida no CCET é capa de revista científica internacional de nível Qualis A1

publicado: 15/12/2022 13h31, última modificação: 15/12/2022 19h52
O trabalho indica que as nanocascas de prata (Ag) e platina (Pt) em células de combustível resultam em uma reação de redução de oxigênio (RRO) mais eficiente e econômica

A pesquisa “Aplicação de nanocascas de AgPt em células a combustível”, desenvolvida no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), é capa de dezembro da revista europeia ChemCatChem, revista científica com classificação Qualis A1. O trabalho é orientado por Marco Aurélio Suller Garcia, docente do Departamento de Química da UFMA, que explana que resultados da pesquisa contribuem para o uso de matrizes energéticas mais limpas e renováveis pelo mundo.

De acordo com a análise do professor, a pesquisa indica que a aplicação de nanocascas de prata (Ag) e platina (Pt) em células de combustível resultam em uma reação de redução de oxigênio (RRO) mais eficiente e econômica, em que a aplicação deste sistema viabiliza o uso de matrizes energéticas mais limpas e renováveis, assim como indica um caminho para o desenvolvimento de outras tecnologias similares.

“Devido aos problemas do ecossistema do planeta já serem irreparáveis, a mudança de matriz energética é mandatória, e devem-se adotar fontes limpas e renováveis. No trabalho desenvolvido, criamos um sistema eficiente, estável e bastante versátil, abrindo portas para novos estudos que já são realizados no grupo de eletroquímica da UFMA”, completou Marco Garcia.

O trabalho contou com a ajuda de instituições parceiras para atender às demandas tecnológicas da pesquisa. “Graças aos parceiros incríveis que temos, conseguimos fazer os materiais e caracterizá-los em outros centros de pesquisa, mas as aplicações são inteiramente realizadas aqui. Com as caracterizações obtidas, conseguimos vincular as propriedades dos materiais com seu desempenho, o que possibilita que o conhecimento adquirido seja muito mais profundo e com maior visibilidade da comunidade científica internacional”, destacou o docente.

A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e Capes, e é resultado da colaboração dos discentes do CCET Makson Rangel de Melo Rodrigues, Rayse Machado Ferreira e Fellipe dos Santos Pereira; do discente do Departamento de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Felipe Anchieta e Silva; do docente da UFRJ Thenner Silva Rodrigues; do discente da Universidade Federal de São Carlos Augusto César Azevedo Silva; do diretor do CCET, Auro Atsushi Tanaka; e do docente da Universidad Norbert Wiener (Peru)  Hector Aguilar Vitorino.

Saiba mais

Qualis A1 se refere à classificação mais alta do Qualis Periódico, desenvolvida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em que o Qualis Periódicos é responsável por avaliar a produção científica desenvolvida pelos cursos de pós-graduação do país.

Nanomateriais são os materiais na escala nanométrica, aqueles que estão em uma ordem de grandeza igual a 10^-9, ou seja, um bilionésimo de metro. Normalmente, considera-se materiais nanométricos aqueles que estão entre 1 e 99 nanômetros. Nessa escala, os materiais só podem ser vistos por microscopia eletrônica, pois a microscopia óptica convencional não tem magnificação (aumento) suficiente para "enxergá-los".

Por: Marcos Augusto

Produção: Bruna Castro