Notícias

Pesquisa de pós-doutorado de docente dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é noticiada no jornal de maior circulação nacional em Moçambique

publicado: 20/12/2021 12h33, última modificação: 20/12/2021 14h20
Pesquisa de pós-doutorado de docente dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é noticiada no jornal de maior circulação nacional em Moçambique.jpg

A Reportagem "Introdução de novos cursos", publicada em 15 de dezembro de 2021, no Notícias,  jornal de maior circulação nacional em Moçambique – África, noticia ações de trabalho de campo da investigação de pós-doutorado da Profa. Dra. Kátia Evangelista Regis, docente da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (LIESAFRO-UFMA). A pesquisa “A inclusão do conhecimento local nos currículos da África do Sul, de Moçambique, da Tanzânia e do Zimbabwe: possibilidades de fundamentos epistemológicos para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no Brasil” é realizada na Universidade Púnguè (UniPúnguè), em Moçambique, e recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

A pesquisa é supervisionada pela Profa. Dra. Emília Nhalevilo, primeira mulher a ser reitora de uma universidade pública em Moçambique, professora catedrática da Universidade Pedagógica de Maputo (UPM) e que figura atualmente como uma das cem personalidades africanas mais influentes da África lusófona (segundo dossiê organizado pela African Shapers), e possui a cossupervisão da Profa. Dra. Nilma Lino Gomes, professora titular emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; primeira mulher negra a ser reitora de uma universidade federal no Brasil e relatora das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (2012).

“Docentes da Universidade Púnguè há dias discutiram formas mais concertadas de integração de conteúdos das comunidades locais no Ensino Básico do Sistema Nacional de Educação (SNE). A acção procura responder às exigências do Plano Curricular do Ensino Básico do SNE, que preconiza que vinte por cento do tempo lectivo seja para a leccionação do currículo local. Para esse propósito, os professores contam com a facilitação de Kátia Regis, especialista em Educação e Currículo, docente e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão, no Brasil. As possibilidades de formação de professores baseada na cooperação entre Moçambique e Brasil também figura no pacote das discussões. Para além de Moçambique, a pesquisadora tem interesses em conhecimentos locais de comunidades de outros países da região, nomeadamente, África do Sul, Zimbabwe e Tanzânia”, afirmou Emília Nhalevilo.

A reportagem do “Notícias” destaca ainda atividades desenvolvidas no âmbito da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, iniciativa pioneira e inovadora implantada em 2015 pela Universidade Federal do Maranhão. Foram mencionadas ações realizadas em interação com países do Continente Africano, como os trabalhos de campo em Praia/Cabo Verde e em Maputo/Moçambique, bem como o periódico Kwanissa – Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, vinculado à LIESAFRO/UFMA.

Clique para ler a reportagem na íntegra, disponível na página 28, publicada em 15 de dezembro de 2021

Por: DCom

Revisão: Jáder Cavalcante

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em: