Pela primeira vez na história, estudantes do ensino a distância poderão participar do processo eleitoral da UFMA

publicado: 28/01/2022 18h59, última modificação: 28/01/2022 19h00

Nesta sexta-feira, 28, ocorrem as eleições gerais para diretores de centro, chefes de departamento e coordenadores de curso da Universidade Federal do Maranhão. Pela primeira vez na história, os estudantes dos cursos na modalidade a distância da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) participarão desse processo democrático na UFMA.

Segundo a coordenadora da Divisão Pedagógica da DTED, Patrícia Machado, os estudantes poderão votar na categoria "Diretor de Centro". “Nossos alunos da DTED estão integrados ao sistema acadêmico institucional – o SIGAA – e são reconhecidos como alunos da UFMA, por isso eles têm direito ao voto. Como os coordenadores de curso, na modalidade a distância, são selecionados por meio de edital específico, de acordo com as normas do Programa, cabe aos discentes a votação na categoria 'Diretor de Centro', que recebe seus cursos”, explicou.

Poderão votar na categoria “Diretor de Centro” mais de três mil estudantes EaD, vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/DTED/UFMA) dos polos Arari, Açailândia, Alto Parnaíba, Anapurus, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Candido Mendes, Centro Novo do Maranhão, Colinas, Caxias, Codó, Cururupu, Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Humberto de Campos, Imperatriz, Loreto, Nina Rodrigues, Paraibano, Pastos Bons, Porto Franco, Penalva, Santa Inês, São Luís, Timbiras, Viana e Urbano Santos.

“A inserção dos discentes dos cursos EaD no processo eleitoral mostra o compromisso da gestão com o reconhecimento da modalidade a distância como forma de ensino da universidade, permitindo que os alunos manifestem sua vontade e sejam incentivados a participar cada vez mais da comunidade acadêmica e de suas decisões”, declarou a coordenadora geral UAB/UFMA, Amanda Aboud.

O voto é secreto e direto. Os eleitores aptos a votar devem acessar o portal da eleição disponível no endereço eletrônico eleicao.ufma.br, até às 22h. O acesso será por meio do login e senha do Sigaa.

Confira o vídeo tutorial para discentes:

Por: Maiara Pacheco/Núcleo de Comunicação e Design da DTED