Participe do formulário on-line sobre direitos humanos, democracia e tecnologia do PET Espaços Sociopedagógicos

publicado: 22/07/2021 17h00, última modificação: 22/07/2021 22h26

“Direitos Humanos em tempos de pandemia: Democracia e Tecnologia” é o título do terceiro formulário on-line lançado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Espaços Sociopedagógicos da Universidade Federal do Maranhão, destinado aos estudantes dos cursos de graduação da UFMA, matriculados no semestre 2021.1. O objetivo dessa pesquisa é compreender as desigualdades sociais, agravadas pela pandemia da covid-19.

De acordo com Rafael de Jesus Pinheiro Privado, estudante do curso de História Licenciatura da UFMA e membro do PET, após o início da pandemia, ocorreu a reformulação do eixo de estudos e pesquisa “Direitos Humanos” do PET Espaços Sociopedagógicos, para que as atividades do eixo pudessem se adaptar à atualidade do ensino remoto.

Além de mim, compõem esse eixo Lheticia de Freitas Gomes e Milena de Jesus Santos, estudantes do curso de Serviço Social. Diante da pandemia da covid-19, pensamos em abordar questões voltadas para novos hábitos, como o uso de novas tecnologias e aparelhos eletrônicos, uso de internet para trabalho, aula, entre outras temáticas”, destacou.

Ele ainda pontua que os dados obtidos por meio das respostas do questionário darão um panorama sobre os direitos humanos no contexto da pandemia, problematizando sobre democracia no acesso, uso de internet e de aparelhos eletrônicos pelos discentes da Universidade. “Também analisaremos como tem sido o uso dessas ferramentas, como formas alternativas de lazer e acesso à informação”, finalizou.

Para participar, o estudante deve acessar e responder ao formulário on-line da pesquisa. Para isso, é preciso estar logado com o e-mail institucional da UFMA. Outras informações podem ser obtidas por meio do Instagram @petespufma.

Por: Allan Potter