Parceria entre UFMA, UFPI e CLA garante apoio na realização da Olimpíada Nacional de Ciências

publicado: 03/07/2021 11h14, última modificação: 04/07/2021 22h38
438cea8d-7b4b-40c0-ae82-366a1d5765c7.jpg

Com o objetivo de estabelecer apoio à Olimpíada Nacional de Ciências – ONC, organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) sob coordenação do professor Jean Catapreta, os professores da UFMA Carlos Alberto Brito e Mikele Cândida Sousa, do curso de Engenharia Aeroespacial, e Patryckson Marinho Santos, do curso de Engenharia Elétrica, estiveram reunidos na quinta-feira, 1º de julho, com o diretor e vice-diretor do Centro de Lançamento de Alcântara – CLA, respectivamente, os Coronéis-Aviadores Marcello Correa de Souza e Glauco dos Santos Cândidos, além do estudante do curso de economia da UFMA e empreendedor social, Henrique Carneiro, representando os discentes da Universidade.

“Estamos muito felizes com a celebração deste acordo, será uma oportunidade única para os estudantes premiados na ONC visitarem um Centro Espacial”, destacou Catapreta.

Segundo o professor Carlos Brito, os premiados da ONC ainda devem vivenciar uma oficina de artefato tecnológico espacial (nanossatelite), que será lançado em um balão estratosférico em uma competição promovida por alunos da Engenharia Aeroespacial, do Curso de Ciência e Tecnologia e demais cursos da UFMA. “O objetivo é conhecer na prática como se realiza a telemetria de dados entre uma estação terrestre e um satélite artificial. A competição de sondas estratosféricas é promovida pela Coordenação da Engenharia Aeroespacial e tem apoio da divisão de meteorologia do CLA”, afirmou.

A professora Mikele Sousa destacou que será uma grande oportunidade para os ganhadores da ONC embarcar em um Navio Oceanográfico, conhecendo seus espaços, os equipamentos e um pouco da rotina de um Navio de ensino e pesquisa. “A visita ao navio de ensino e pesquisa Ciências do Mar II tem a finalidade de apresentar a importância da ciência aplicada à conservação dos oceanos, e, segundo a Organização das Nações Unidas, por estarmos na Década do Oceano (2021-2030), a popularização da ciência em geral e também das ciências do mar promove a discussão dos debates ambientais e a união dos setores relacionados ao mar para reverter o ciclo de declínio na saúde do oceano, criando melhores condições para concretizarmos o desenvolvimento sustentável”, explicou.

A parceria da UFMA com a UFPI e o CLA incentiva a valorização e a popularização da ciência nas suas diferentes áreas do saber, destacando a importância da UFMA, UFPI e CLA no cenário nacional. “Essas instituições estão unidas com o objetivo de fomentar a formação de cidadãos conscientes sobre a importância do desenvolvimento científico-tecnológico no Brasil”, enfatizou o professor Patryckson Santos.

Parceria entre UFMA, UFPI e CLA garante apoio na realização das Olimpíadas Nacional de Ciências - 01-07-2021

Sobre a ONC

A Olimpíada Nacional de Ciências integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual De Campinas (Unicamp). Ela é resultante de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental e também ao Ensino Médio.

As inscrições vão até o dia 2 de agosto, e, nos dias 5 e 6 de agosto, ocorrerá a 1º fase; dia 3 de setembro, a segunda; e, no dia 27 de outubro, será a solenidade de premiação.

Por: Sansão Hortegal