Visitas institucionais

Parceria entre UFMA e Semus é discutida em reunião

publicado: 16/02/2024 13h17, última modificação: 16/02/2024 13h30
Parceria entre UFMA e Semus é discutida em reunião

Seguindo a agenda de visitas institucionais, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, na tarde de ontem, 15, realizou uma visita de cortesia à Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), onde foi recebido pelo secretário Joel Nicolau Nogueira Nunes Junior. Na oportunidade, foi discutida a parceria entre as instituições, principalmente no âmbito das oportunidades de estágio.

Desde que assumiu a reitoria, o professor Fernando Carvalho tem buscado maior aproximação de instituições que podem contribuir, de forma prática, para a formação dos discentes da UFMA. Em contrapartida, a Universidade entrega à sociedade conhecimento e prestação de serviços, por meios de seus profissionais. “Viemos reforçar a nossa parceria em relação, principalmente, às atividades dos nossos alunos de farmácia, enfermagem e medicina, nas dependências dos hospitais do município. Uma parceria que vai além dessa questão dos nossos alunos, mas também com relação às ofertas de cursos e consultorias para a secretaria”, pontuou o reitor.

O secretário de saúde de São Luís, Joel Nunes Junior, avalia a parceria com a Universidade de suma importância para otimizar a assistência em saúde à população. “A UFMA é uma parceira de primeira ordem da Secretaria Municipal de Saúde. Ela entrega para a sociedade ludovicense e maranhense uma quantidade gigantesca de cérebros, de pensamentos, de ideias. A gente, em relação à assistência em saúde, conta muito com a expertise da academia e dos profissionais que estão nos nossos campos de prática trabalhando e aprendendo, trabalhando para que a gente possa oferecer uma assistência à saúde cada vez melhor”, afirmou o secretário.

Conforme o secretário Joel Nunes Junior, a secretaria está à disposição da UFMA e deve analisar outras demandas da Universidade. “A reunião de hoje foi basicamente para ratificar toda essa parceria que existe entre a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís e a Universidade Federal do Maranhão e, é claro, podermos ainda avançar em alguns outros pontos que foram colocados aqui e que certamente nós vamos analisar com o maior carinho e, muito em breve, vamos assinar mais termos de cooperação como temos feito com a Universidade Federal até o momento”, concluiu o chefe da pasta de saúde do município.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade