Palmas Universitárias: UFMA comemora 57 anos com homenagem a servidores

publicado: 30/10/2023 18h18, última modificação: 31/10/2023 17h06
Palmas Universitárias: UFMA comemora 57 anos com homenagem a servidores

No último sábado, 28, em uma cerimônia especial e cheia de significado, 96 servidores foram homenageados em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com empenho para manter a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) entre as instituições de ensino superior mais importantes do estado. A solenidade ocorre anualmente em comemoração ao aniversário da Universidade.

Para o reitor Natalino Salgado Filho, esse é um momento é de expressar os agradecimentos da instituição aos seus servidores, que fazem o dia a dia da Universidade. “Todo ano, é essa festa cívica em que a gratidão permeia e que sensibiliza a todos porque é um reconhecimento do trabalho dos servidores.”, afirmou o reitor.

A comenda “Palmas Universitárias” foi instituída no dia 30 de abril de 1986 pela Universidade Federal do Maranhão como manifestação pública do reconhecimento àqueles que tenham participação no processo de desenvolvimento da nossa Universidade.

Uma das homenageadas com a dignidade universitária “Palmas Universitárias” foi a Maria de Lourdes Carvalho, que atualmente é enfermeira do Hospital Universitário (HU-UFMA), tem uma história com a UFMA de mais de 20 anos, desde a graduação, passando pela residência e pela docência. Maria de Lourdes compartilhou a emoção de receber a honraria. “Estou me sentindo superlisonjeada, emocionada, reconhecida, importante e muito feliz”.

Palmas Universitárias 2023

Uma festa maior

Em 2023, a entrega das Palmas Universitária tem maior número de contemplados da história. A festa que, anteriormente, era apenas protocolar ganhou novas proporções à medida que a Universidade se interiorizou e passou a ter um maior número de câmpus. Este ano, a novidade foi o resgate de personalidades da aposentadoria.

“A festa, que era apenas protocolar, foi ampliada a medida que nós introduzimos o resgate daqueles que, por algum motivo, não foram contemplados ao longo da sua permanência na Universidade, então começamos a resgatar personalidades da aposentadoria que, na sua história, muito contribuíram para edificar esta instituição”, pontuou Natalino Salgado.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marília Valente, este é um marco para a instituição. “Este é um momento singular em que a Universidade presta homenagem àqueles que fizeram a história dessa casa e que continuam fazendo, haja vista que, nesta homenagem, estamos trazendo servidores que já foram aposentados e os que se encontram na ativa continuando oferecendo seus trabalhos com responsabilidade e compromisso. Uma grande homenagem da Universidade para os seus servidores, e isso marca a história da nossa instituição. Valorizar os servidores é reconhecer o mérito que eles trazem para a nossa instituição tanto interna quanto externamente. Estão de parabéns todos os homenageados”.

Emoção compartilhada

A emoção de docentes e técnicos foi partilhada com familiares e colegas de trabalho que prestigiaram a cerimônia.

Kamila Mesquita, atual coordenadora da Coordenação de Relações Pública e Cerimonial, que, no seu dia a dia, é responsável pela organização de muitas entregas de honrarias que a Universidade concede, desta vez, mudou de papel e foi a homenageada. O momento foi compartilhado com o esposo e o filho.

Jadson Pessoa, esposo de Kamila, refletiu sobre o momento: “Esses momentos servem para coroar pessoas que contribuem e fazem toda esta Universidade girar, crescer e mostrar o tamanho que ela é hoje, mostrar que não foi feito só de pedras, tijolos, mas de pessoas que constroem. Vem para coroar o trabalho do dia a dia, que muitas vezes a gente não dá tanta importância porque cai na rotina.”

Confira a lista dos homenageados com as Palmas Universitárias

JOSÉ WANDERLEY VASCONCELOS

LUIS ANDRES ROSSO CÉRON IN MEMORIAM

MARIA NILZA OLIVEIRA QUIXABA