Palmas Universitárias homenageiam 65 servidores em comemoração aos 56 anos da Universidade Federal do Maranhão

publicado: 21/10/2022 13h31, última modificação: 24/10/2022 16h35

Dentro da programação dos 56 anos da Universidade Federal do Maranhão, celebrados nesta sexta-feira, 21, 65 servidores foram homenageados com as tradicionais Palmas Universitárias, na noite de quinta-feira, 20, no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado. A cerimônia é um momento de valorização, reconhecimento e destaque pelo trabalho, empenho, pela dedicação dos servidores, docentes e técnicos-administrativos da Universidade.

Na solenidade, o reitor Natalino Salgado enfatizou a comemoração e a volta do ato de modo presencial. “Todo ano realizamos essa festa, mas hoje tem um significado maior, sobretudo porque estamos retornando de um período pandêmico e por não termos realizado as Palmas de forma presencial nos últimos dois anos. Hoje estamos retomando de maneira presencial para sentir esse calor e ter identidade maior de valoração e gratidão com nossos servidores”, expressou.

O professor Alcimar Nunes Pinheiro, médico e docente aposentado do Hospital Universitário, unidade Presidente Dutra, e do curso de Medicina, comentou sua gratidão pelo reconhecimento e pela homenagem. “É fruto de 39 anos de trabalho e dedicação junto à Universidade, e, mesmo aposentado, fica uma saudade muito grande”, pontuou.

Paulo Sérgio Velten Pereira, professor do Departamento de Direito e presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) também falou sobre a importância do evento: “Fiquei muito feliz de ver esse reconhecimento, não só eu, mas tenho certeza absoluta que, para os demais professores e servidores que estão recebendo essa premiação, é um estímulo para continuarmos trabalhando e nos dedicando a esta instituição que trazemos no coração”.

Para Rafael Cardoso Carvalho, médico veterinário, diretor do Biotério Central, professor e orador do evento, as Palmas representam um afago para os servidores. “É um conforto em meio a tanto esforço que fazemos em torno do processo educacional, para manter a Universidade funcionando e manter a difusão de conhecimento”, declarou.

A doutora Silvia Helena Cavalcante Sousa, pediatra e neonatologista do Hospital Universitário e também oradora da cerimônia, comparou, em seu discurso, as Palmas ao Óscar: “Essa deferência e reconhecimento significa muito para nós, significa a coroação do nosso trabalho, da nossa luta, do nosso esforço, da nossa dedicação diária. A palavra que posso dizer para expressar esse sentimento é gratidão”, realçou.

Saiba mais

Na composição da mesa, estiveram presentes, além do reitor Natalino Salgado e do presidente do TJ-MA Paulo Sérgio Velten Pereira, o vice-reitor e professor, Marcos Fábio Belo Matos; a pró-reitora de Ensino, professora Isabel Ibarra Cabrera; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, professor Fernando Carvalho Silva; A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Assistência Estudantil, professor Leonardo Silva Soares; A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marilia Cristine Valente Viana; a superintendente do Hospital Universitário, professora Joyce Santos Lages; e a diretora de Orçamento, Finanças e Contabilidade Rosária de Fátima Silva, representando o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, professor Walber Lins Pontes.

Confira as fotos da cerimônia:

Palmas Universitárias 2022 - 20-10-2022

Confira a lista dos homenageados com as Palmas Universitárias:

N°       Nome

1. Ademir da Rosa Martins