Palestrante da Universidade de Massachusetts realiza conferência sobre políticas culturais descolonizadoras na UFMA Imperatriz

publicado: 05/07/2024 16h16, última modificação: 05/07/2024 16h45
Pesquisador Agustin Laó-Montes debateu a temática com a comunidade acadêmica e sociedade civil

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMA Imperatriz promoveu, na noite da segunda-feira, 1º, a conferência intitulada “Construindo políticas culturais descolonizadoras: a interculturalidade como recurso para a cidadania e a democracia substantiva”. O evento ocorreu no auditório da Universidade Federal do Maranhão do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) e foi ministrado pelo conferencista  professor Agustin Laó-Montes, da Universidade Massachusetts- Amherst, com a mediação da professora Karina Sousa e participação dos representantes do terreiro Nossa Sra. de Santana.

O doutor em Sociologia pela State University of New York- Binghamton e palestrante, Agustin Laó-Montes, revela que a temática abordada no evento trabalha com questões de políticas culturais e sobre questões de paz e justiça. “Estou aqui convidado por um grupo de professores de Sociologia da UFMA de Imperatriz e confesso que estou muito contente de vir aqui. O convite e a possibilidade dessa colaboração com esta Universidade é de extrema importância para toda a comunidade acadêmica. Futuramente, espero desenvolver uma parceria entre a minha universidade e a UFMA. No mais, a gente aprende, discute e aprofunda esse debate”, apontou.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Wellington Conceição, os debates tratados na conferência e no minicurso “Diáspora africana: histórias, teorias e culturas”, ao longo da semana, se fazem importante por pautarem um processo existente na região e em outros países de origem afro-ameríndia. “É a luta dos movimentos negros, dos povos indígenas e das classes populares na construção da cidadania e da democracia com baae em suas lutas e revoluções”, coloca.

Para a professora Karina Sousa, o evento integra a programação da vinda do professor Agustin a Imperatriz e também está associado a atividades de campo, como a pesquisa e também de internacionalização. “De modo geral, nós entendemos que é uma oportunidade que marca o início de um movimento de internacionalização e de grandes desafios, tanto pelo deslocamento quanto pelos recursos disponíveis, mas que também guarda grande apoio e, nesse caso, a gente recebeu apoio. O dia de hoje é realmente significativo”, frisa.

A graduanda em Ciências Humanas- Sociologia e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Hekna Melo, afirma que é a ocasião é enriquecedora, tanto para sua formação quanto para o curso em si: “O palestrante da noite é da minha linha de pesquisa, que é sobre as culturas afrodiaspóricas. Então, é uma área a que eu me dedico e de que eu gosto muito, no mais, a gente aprende, discute e aprofunda esse debate”, observa.

Por: Luana Bandeira

Revisão: Jáder Cavalcante