Palestra marca a abertura do projeto de extensão “Banco de Imagens do Departamento de Comunicação Social da UFMA”

publicado: 24/10/2022 12h57, última modificação: 24/10/2022 15h43
Projeto visa estabelecer diretrizes para ação contínua de compartilhamento da produção técnica do curso de Comunicação Social
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Como já afirmou o fotógrafo francês Remy Donnadieu, “a fotografia é a literatura do olhar”, algo que pôde ser visto na quinta-feira, 20 de outubro, durante a palestra “Banco de Imagens em Instituições de Ensino: a experiência do Museu Afrodigital”, que ocorreu no Anfiteatro de Comunicação do Centro de Ciências Sociais (CCSO), Cidade Universitária Dom Delgado. A iniciativa marcou a abertura do projeto de extensão “Banco de Imagens do Departamento de Comunicação Social da UFMA”, coordenado pelas professoras Patrícia Azambuja, Jane Maciel e Carolina Libério.

A palestra foi ministrada pelos coordenadores do Museu Afrodigital do Maranhão (MAD-MA), Marilande Martins Abreu, professora do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão, e Nélio Alves Guilhon, docente do Colégio Universitário. No encontro, foram abordados assuntos relacionados à concepção do projeto MAD-MA, entre eles, as questões técnicas e operacionais de sua implantação, levando em consideração suas principais demandas, desafios e aprendizados.

Marilande Abreu fez um breve panorama sobre o histórico de fundação do MAD-MA e apontou questões relacionadas à curadoria coletiva, ao financiamento do projeto e aos principais problemas enfrentados, como, por exemplo, ataques de hackers ao museu. Destacou o atual momento do MAD-MA, sendo um projeto de pesquisa e também de extensão que promove interação com escolas e pesquisadores e dispõe de acervo etnográfico rico em imagens de culturas afro-brasileiras do Maranhão.

Logo em seguida, Nélio Guilhon mostrou uma linha do tempo do projeto e detalhou as etapas técnicas, bem como as linguagens de programação que são utilizadas nesse processo, a fim de facilitar a compreensão do grupo e do público, no que tange às questões específicas ligadas às plataformas, como os plugins, as tecnologias de Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML), o Hipertext Prepocessor (PHP) e o MySQL, sistema de gerenciamento de banco de dados que utiliza a Linguagem de Consulta Estruturada (SQL) como interface.

Para a professora Patrícia Azambuja, o debate sobre a experiência do MAD-MA foi fundamental para essa primeira etapa do projeto de extensão “Banco de Imagens do Departamento de Comunicação Social da UFMA”, uma vez que o grupo ainda está discutindo possibilidades para sua implantação. “A contribuição dos palestrantes resumiu os principais desafios que teremos pela frente, sobretudo o envolvimento com as questões tecnológicas de manutenção do site, que será hospedado nos servidores da UFMA”, concluiu.

Saiba mais

O Museu Afrodigital do Maranhão é um projeto de pesquisa e extensão fundado pelo professor Sérgio Figueiredo Ferretti, vinculado ao Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA, que mantém e atualiza acervos etnográfico, histórico-social e artístico-cultural de culturas afro-brasileiras e africanas do Maranhão.

Por: Lucas Araújo

Fotos: Marcos Rodrigues e Rafaelle Santos