Palestra “Intuições, escolha de teorias e o caráter melhorador das teorias lógicas” será ministrada nessa quinta, 16, pelo coordenador do Núcleo de Lógica e Filosofia Analítica da UFMA

publicado: 15/12/2021 12h07, última modificação: 15/12/2021 18h58

Será ministrada, nessa quinta, dia 16, com início às 19h, a palestra “Intuições, escolha de teorias e o caráter melhorador das teorias lógicas”, que será proferida pelo professor César Frederico dos Santos, da Universidade Federal do Maranhão. Organizado pelo Núcleo de Logística e Filosofia Analítica (Nelf), o evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da UFMA, do Grupo de Filosofia da Lógica e da Linguagem (GFIL), do Grupo de Lógica e Filosofia Formal (Gelf) e do Grupo de Epistemologia e Ensino (GEE). As inscrições seguem abertas até amanhã, no Sigeventos.

De acordo com a comissão organizadora, a palestra abordará os métodos do abdutivismo defendido por Priest e Williamson e o predictivismo proposto por Martin e Hjortland, tendo em vista que ambos têm em comum a crença de que intuições lógicas pré-teóricas constituem parte central dos dados que devem ser levados em conta para a avaliação de teorias lógicas concorrentes.

Entre outros aspectos, durante a palestra, será explanado por que intuições não podem fornecer o tipo de dado de que os métodos citados precisariam para que fossem estratégias viáveis de escolha de teorias em lógica. Diante disso, como alternativa a essas abordagens, o palestrante pretende propor uma visão carnapiana sobre o trabalho de teorização em lógica, segundo a qual as teorias lógicas não buscam simplesmente captar intuições pré-teóricas, mas visam melhorá-las.

Saiba mais

O palestrante César Frederico dos Santos é graduado em Sistemas de Informação e em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); é mestre em Filosofia com especialização em Espistemologia e Lógica também pela UFSC; doutor em Filosofia pela Universidade Livre de Amsterdã (Virje Universiteit Amsterdam). Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão e coordenador do Núcleo de Lógica e Filosofia Analítica da UFMA.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque