Notícias

Palestra da V Campanha de Preservação do Acervo das Bibliotecas da UFMA foi transmitida pelo Youtube e teve como tema “O Bibliotecário no contexto da (des)informação por fake news”

publicado: 07/12/2021 13h44, última modificação: 07/12/2021 13h59

Uma palestra da V Campanha de Preservação do Acervo das Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão, promovido pela Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB), foi ministrada no dia 29 de novembro pela graduada em Biblioteconomia e pós-graduanda em Arquivologia Suyanne Claire Lopes, que tratou sobre a temática de seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “O Bibliotecário no contexto da (des)informação por fake news”.

Na ocasião, Suyanne destacou que sua pesquisa surgiu por causa da quantidade de fake news recebida por ela nas redes sociais, em que resolveu fazer uma junção do assunto com a biblioteconomia, que também tem por função a informação. Ela explica que, a partir do momento em que as redes sociais se tornaram uma ferramenta de busca e publicação, elas começaram a fazer parte do universo do bibliotecário.

Ela explicou que, dentro do mundo virtual, percebe-se a formação de bolhas vivenciadas pelos navegadores virtuais, cujas pessoas “seguem” os amigos nas redes e recebem influência direta das informações. Suyanne pontuou que a bolha social influencia decisivamente na forma de navegar e pensar em assuntos políticos, econômicos e sociais.

A pós-graduanda acrescentou que o bibliotecário deve sempre estar atento ao seu papel de levar a informação de qualidade ao seu público. “O compartilhamento, a publicação de fake news ocorre de uma forma gigantesca, então é preciso que o profissional pense também em ser mais ativo, que fale mais, que a temática seja mais constante, que seja mais falada no meio da gente”, enfatizou.

Palestra completa no canal da DIB no Youtube:

Por: Andréia Cabral

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante
registrado em: