Palácio Cristo Rei recebe reunião do reitor com adido cultural do Consulado da França

publicado: 07/09/2022 15h56, última modificação: 09/09/2022 21h21
O encontro com Sebastien Dahyot amplia a relação entre a UFMA e instituições francesas para mobilidade acadêmica

O início da tarde de terça-feira, 6, foi marcada por uma reunião entre o reitor Natalino Salgado e o adido cultural do Consulado da França no Recife, Pernambuco, Sebastien Dahyot, em que deliberaram sobre a ampliação da relação entre a UFMA e instituições francesas para mobilidade acadêmica e parcerias entre pesquisadores brasileiros e franceses em projetos de pesquisa. O encontro ocorreu no Palácio Cristo Rei, Centro de São Luís.

O adido cultural do Consulado da França no Recife expressou seu interesse em proporcionar o estreitamento de laços entre a Universidade Federal do Maranhão e as instituições de ensino superior da França, em que ouviu da comitiva maranhense os projetos da Universidade que já são desenvolvidos junto com pesquisadores internacionais e falou um pouco do portfólio que a UFMA pode usufruir para ampliar a parceria com a França, especialmente no contexto de volta das atividades presenciais de ensino.

“Esta é a primeira vez que estou em São Luís. Para mim, é uma ocasião pra conhecer a Universidade, o reitor e toda a equipe e aí tomar conhecimento dos dados das relações feitas antes da pandemia, em cooperações entre a UFMA e a França. Vim apresentar as ferramentas que o Consulado tem, em intercâmbio de estudantes, em projetos para reforçar as relações entre professores e pesquisadores franceses e brasileiros. Agora o trabalho vai para a frente, para desenvolver concretamente ações na área de internacionalização, e buscarmos parceiras em eventos internacionais, por exemplo”, afirmou Sebastien Dahyot.

O adido cultural frisou dois projetos que vão passar por análise: um deles o Festival Guarnicê de Cinema, em que tentarão estabelecer uma parceria para trazer o cinema francês para a edição do próximo ano, e o IV Seminário de Internacionalização Acadêmica (Sinta), em novembro deste ano. em que verificarão a viabilidade de incluir a participação de pesquisadores franceses na programação. Na ocasião, o reitor Natalino Salgado falou sobre diversas ações e avanços feitos pela Universidade para a área de Internacionalização, inclusive com a institucionalização da Diretoria de Internacionalização, cujo diretor é o professor Francisco Sávio Mendes Sinfrônio.

“Estamos fazendo isso para ampliar nossa relação com diversos países e aumentar o leque de cooperação técnica aos nossos alunos de graduação e de pós-graduação, seja na área tecnológica, agrária, das ciências do mar, entre outras. Temos vários convênios com muitas universidades, com mobilidade acadêmica, intercâmbio e recebendo alunos da França. Oficializamos ao adido cultural um convite para participar do nosso quarto encontro internacional. O Sinta Esse esforço é para fortalecer sobretudo a pesquisa e a produção científica com várias instituições do mundo”, declarou o reitor.

Para o professor Sávio Mendes, a visita consolida as ações de internacionalização da UFMA junto à comunidade francesa. A Universidade Federal do Maranhão já tem tradição de trabalhar programas de mobilidade acadêmica, seja de graduação, seja de pós-graduação, e também estágios os doutorais. Agora, queremos aumentar esse aporte e desenvolver novos trabalhos, novas possibilidades de unir ainda mais a nossa universidade tanto com o governo francês, quanto com o poder público e privado do nosso país”, pontuou.

Por: Alan Veras e Luciano Santos

Produção: Luciano Santos