Orquestra UFMA JAZZ se apresentará no X Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas

publicado: 23/05/2024 13h15, última modificação: 24/05/2024 17h07

No próximo 31 de maio, a orquestra UFMA JAZZ Brasil se apresentará na décima edição do Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas (FITAP). A performance, que ocorrerá de forma virtual, compõe uma vasta programação que abarca produções de artistas e intelectuais de países como Cabo Verde, Itália, Moçambique e Portugal. Realizado pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (Utad) e da Fundação Mundis, o evento busca interseccionar diversos fazedores e pesquisadores da arte ao redor do mundo e contará com debates, workshops, oficinas, exibições audiovisuais e outras múltiplas manifestações artísticas.

O convite para participar do festival surgiu por meio do reconhecimento internacional do trabalho do docente do Departamento de Música (DMUS) e coordenador do UFMA JAZZ Brasil, Marco Aurélio Aparecido da Silva. O professor faz parte da comissão científica da Revista Europeia de Assunto Artísticos (ERAS), entidade ligada à organização do evento, e foi convocado para realizar, juntamente à performance da orquestra, uma palestra sobre suas atividades à frente da coordenação do projeto.

Para Marco Aurélio, o festival surge como uma oportunidade de universalizar os conhecimentos e produções artísticas na esfera acadêmica, alcançando um panorama global: “É uma oportunidade dos artistas de todas as áreas artísticas mostrarem o que tem feito no âmbito acadêmico, difundindo o seu trabalho para o mundo inteiro e trocando experiência entre si. Então, vai ser realmente fantástico e muito importante a nossa participação. Isso leva a UFMA e o nosso trabalho a ser difundido no mundo inteiro e ganhar respeito”.

A orquestra UFMA JAZZ Brasil é um projeto de extensão abrigado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ecologia Sonora (Gepes), realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), a iniciativa deu seus primeiros passos em 2023 a pedido dos próprios estudantes do DMUS, e já conta com diversas propostas que buscam abranger a comunidade acadêmica e toda a sociedade civil. O projeto se apresenta como um aparelho para a democratização e a difusão do fazer da música, permitindo a participação de pessoas de dentro e fora da Universidade. Os interessados podem obter mais informações sobre o programa na página da UFMA JAZZ Brasil.

O X Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas inicia dia 25 de maio e vai até 30 de junho.

Por: Gabriel Jansen