Notícias

Oitava turma da Especialização em Segurança Pública do Maranhão teve início nessa quarta-feira, 9

publicado: 11/03/2022 11h30, última modificação: 11/03/2022 13h59
Oitava turma da Especialização em Segurança Pública do Maranhão teve início nessa quarta-feira, 9.jpeg

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA), em convênio com a Universidade Federal do Maranhão, deu início à 8ª turma do Curso de Especialização em Segurança Pública (Cegesp-2022). A aula inaugural ocorreu na quarta-feira, 9, no auditório do Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado, reunindo cerca de 40 novos estudantes.

Estiveram presentes no evento o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Wallace Amorim; o comandante geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro; o subcomandante geral da PMMA, coronel Markus Lima; o subchefe do Estado Maior Geral da PMMA, coronel Nilson Ferreira; o diretor de ensino da PM, coronel Emerson Bezerra; o comandante da APMG, tenente-coronel Everaldo Santos; o coordenador do Cegesp na UFMA, professor Walber Lins; além de oficiais e praças da corporação.

O curso é realizado por meio da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” (APMGD), e a turma é formada por capitães da PMMA. A aula inaugural foi ministrada pelo coronel Pedro Ribeiro, comandante geral da Corporação. Durante sua apresentação, ele falou da estrutura e do funcionamento de todos os níveis da corporação.  

O Cegesp tem como intuito aumentar e melhorar as competências dos profissionais de segurança pública, com o objetivo de prestar um melhor atendimento à população maranhense.

A capitã Carla Adriana Oliveira Maciel, que faz parte da turma, comentou a respeito das suas expectativas e como o curso irá agregar em sua carreira. Para ela, o curso é um pré-requisito para almejar postos superiores, nesse caso, o de major, e frisou a importância dos assuntos que serão abordados para o desenvolvimento profissional dos capitães. “Temos como principais expectativas adquirir um conhecimento mais aprofundado na área de gestão e trocar experiências. Quando chegamos ao posto de capitão, a gente já passa do nível operacional para o nível intermediário, que é justamente as mudanças nas funções. Passamos a exercer mais funções de gestão e administrativas. O curso vem nos preparar para os níveis mais estratégicos da corporação. Primeiro, porque é um requisito para nossa promoção e, segundo, porque nos direciona a um nível estratégico, para quando alcançarmos esses postos, tenhamos conhecimento suficiente para trabalhar em áreas como gestão, administração, gestão dos recursos humanos, dos materiais e, principalmente, na gestão financeira da corporação”, afirmou.

Sobre o Curso

O Cegesp é formado por 21 disciplinas com um total de 700 horas-aulas e terá a duração de aproximadamente 5 meses. As aulas serão ministradas presencialmente em regime integral, nos períodos da manhã e tarde, na APMGD, por professores doutores, mestres e especialistas da UFMA, UEMA e APMGD. Um dos requisitos para a aprovação é a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O curso confere o título de especialização lato sensu em Gestão de Segurança Pública aos capitães e os habilita a ascenderem ao posto de major.

Por: Bruna Castro

Produção: Laís Costa

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: