Núcleo de pesquisa da UFMA apresenta projeto agroecológico a agricultores familiares do Baixo Parnaíba

publicado: 10/07/2024 08h19, última modificação: 10/07/2024 09h20
Iniciativa beneficiará 50 famílias da região com assessoria técnica e apoio financeiro

O Núcleo de Pesquisa e Estudos em Agroecologia e Agricultura Familiar (NEAF) da UFMA realizou, na manhã dessa terça-feira, 09, no auditório do Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh), a apresentação oficial do projeto intitulado “Melhoria de Qualidade de Vida da Agricultura Familiar no Baixo Parnaíba Maranhão”. O objetivo do encontro foi divulgar a iniciativa junto às famílias de trabalhadores rurais e promover a discussão sobre as formas de implementação do projeto na região.

O evento contou com a participação do diretor do Câmpus de Chapadinha, professor Marcos Bomfim, além de professores, estudantes, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, membros do governo estadual e da Fundação Sousândrade. O professor James Azevedo, coordenador do projeto, explicou que o objetivo principal era apresentar detalhadamente o projeto aos trabalhadores, possibilitando a discussão sobre sua implantação no Baixo Parnaíba.

A iniciativa visa promover o desenvolvimento de um sistema de produção e comercialização com base agroecológica para as comunidades familiares da região do Baixo Parnaíba-MA. Para alcançar esse objetivo, serão destinados mais de meio milhão de reais para a implementação de ações que incluem eventos agroecológicos, assessoria técnica, treinamento, intercâmbio com outras experiências e a utilização de máquinas para triturar capoeira, além de apoio financeiro para melhorar o perfil de produção dos agricultores.

Os recursos provêm do Banco do Nordeste e foram obtidos por meio do edital Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci) de 2022. De acordo com os organizadores, esse é o único projeto do Estado do Maranhão aprovado por esse edital. O montante totaliza R$ 528 mil e, com a contrapartida da Ufma e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), o valor deve chegar a aproximadamente 700 mil reais, excluindo o recurso do PRONAF.

O projeto “Melhoria de Qualidade de Vida da Agricultura Familiar no Baixo Parnaíba-Maranhão” será implementado nos municípios de São Benedito do Rio Preto, Vargem Grande, Chapadinha, Mata Roma e Anapurus. Após conduzir entrevistas, a equipe do projeto selecionará cinquenta famílias que residem em povoados e assentamentos dessas localidades e que se enquadram no perfil da base agroecológica. Essas famílias receberão apoio técnico e um incentivo financeiro no valor de R$ 3 mil reais para aprimorar seus sistemas de produção. O projeto terá duração de dois anos.

“Esperamos que, com os resultados desse projeto, a agricultura praticada pelos agricultores no Baixo Parnaíba se torne mais sustentável, com maior produção, renda ampliada e produtos saudáveis, livres de venenos. Além disso, desejamos que as pessoas desses municípios possam consumir alimentos orgânicos saudáveis”, afirmou James Azevedo, coordenador do projeto.

Para a agricultora Gracilene, da comunidade Canto do Ferreira e que faz parte da Associação das Quebradeiras de Coco, o projeto beneficiará toda a população da região, permitindo o consumo de produtos livres de agrotóxicos. “Observamos o que está acontecendo em nosso Maranhão e no Brasil, com o uso excessivo de venenos nos produtos. Portanto acreditamos que esse projeto será uma maneira de produzir alimentos de qualidade, sem agrotóxicos.”

O diretor do Centro de Ciências de Chapadinha, Marcos Bomfim, parabenizou todos os organizadores pela iniciativa e destacou o apoio da Universidade Federal do Maranhão ao projeto. “A Universidade está à disposição de todos, e nossas ações envolvem todos os setores voltados para o desenvolvimento da região, independentemente do tamanho.

Por: Ivandro Coêlho

Revisão: Jáder Cavalcante