Núcleo de Extensão da Vila Embratel (NEVE), da UFMA, desenvolve atenção à saúde da comunidade

publicado: 18/05/2023 09h38, última modificação: 19/05/2023 18h48
Outras ações, como promoção do esporte, empreendedorismo e cursos profissionalizantes também ocorrem no local
Núcleo de Extensão da Vila Embratel, da UFMA, desenvolve atenção à saúde da comunidade

O Núcleo de Extensão da Vila Embratel (NEVE) existe desde o final dos anos 1990. É uma unidade vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA, desenvolvendo ações que têm como foco principal amenizar a desigualdade social e contribuir com o desenvolvimento cultural e econômico do bairro onde está localizado, comunidade vizinha à Cidade Universitária Dom Delgado.

Durante esses anos, o Núcleo vem se destacando na realização de ações principalmente de saúde, com a atuação forte de professores e alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, entre outros. Ações como: desenvolvimento de campanhas de conscientização (Novembro Azul, Outubro Rosa, Agosto Dourado), desenvolvimento de projetos de extensão de professores e alunos. Mas também é um espaço para atividades de artesanato, cultura, dança, recreação, empreendedorismo e comemoração de datas festivas, como São João, Dia das Crianças, Natal, Dia das Mães.

Muitos professores e professoras têm desenvolvido no NEVE seus projetos de extensão, ao longo dos anos, como a professora Maria de Jesus Torres Pacheco, do Departamento de Medicina, coordenadora dos projetos de extensão “Projeto Criação: atenção às mães adolescentes e seus filhos” e “Ambulatório de cuidados primários em pediatria”, pelos quais foi premiada no XI Fórum de Extensão e III Fórum de Cultura, realizados em novembro de 2022.

Durante a pandemia de covid-19, as atividades presenciais do NEVE ficaram paralisadas. Enquanto durou o isolamento social, a página do NEVE no Facebook esteve bastante ativa, com orientações à comunidade sobre a covid-19 e a saúde em geral.

Para a professora Zefinha Bentivi, pró-reitora de extensão e cultura, a manutenção desse espaço é de fundamental importância para a garantia da qualidade das ações de saúde da Vila Embratel: “O NEVE presta um serviço de primeira ordem para os moradores da Vila Embratel. São ações de saúde, de recreação, arte e cultura. Mas ele também é um espaço de convivência dos moradores. Temos o compromisso de mitigar os problemas que afetam o Núcleo, sobretudo os de estrutura, para dar a ele a melhor condição de atender, com qualidade, ao bairro e às adjacências”, explica.

AÇÕES DE EXTENSÃO – O NEVE reúne alguns dos projetos de extensão que são monitorados pela PROEC. De 2019 a 2022, o número de projetos de extensão cadastrados na plataforma SIGPROJ, mantida pela Pró-Reitoria, saltou de 122 para 328, somando-se a eles 4 programas e 52 cursos ministrados, atingindo cerca de 4,5 milhões de pessoas.

Como exemplos das ações realizadas no NEVE, no mês de janeiro, as atividades de Karatê, e também foi finalizado o Curso de Barbeiro para 25 participantes; em fevereiro, foi iniciado o Curso de Manicure para 25 participantes e inaugurado o Projeto de Adroponia e criação de peixe em caixa d’água,  em parceria com o Instituto Mãos Estendida, a Vale e a Normatel; em março, continuaram as aulas da formação das idosas sobre remédios naturais e a atividade física em parceria com o posto de saúde, que se realizam duas vezes por semana e beneficiam quarenta participantes; em abril, foi realizada a reunião com o grupo de trabalho das mulheres que vendem Tupperware; e, em maio, ocorreu a Pré-Conferência Estadual de Saúde do Itaqui-Bacanga.  Em todos esses meses de 2023, são realizados ainda os atendimentos médicos, em pediatria, a gestantes e obstetrícia e médico ortopédico. Todas essas ações envolvem, diretamente, a comunidade da Vila Embratel.

Para viabilizar as atividades extensionistas e de cultura, a PROEC conta com editais de bolsas de extensão — desde 2020, são oferecidas, por ano, cem bolsas para alunos. A Pró-Reitoria também busca captar recursos por meio de parcerias com empresas, entidades e instituições, como, por exemplo: Vale, Equatorial, Mateus, Sesi, Sesc, Iprev, Governo do Estado do Maranhão, Centro Elétrico, Blue Tree Hotel, Câmara Municipal (por meio do Vereador Raimundo Penha), Prefeitura de São Luís, Assembleia Legislativa do Maranhão.

OUTROS PROJETOS DA PROEC - Entre os projetos produzidos e coordenados pela PROEC, destacam-se: o Festival Guarnicê de Cinema – que é o quarto mais antigo festival do país, realizado desde 2020 em formato híbrido com o objetivo de ampliar a participação da comunidade;  Máscaras pela vida – ação realizada no período pandêmico, que distribuiu 15 mil máscaras no entorno de São Luís assim como nas cidades do interior, além de ajudar na geração de renda para mulheres costureiras da área Itaqui-Bacanga; Projeto Espaço Gentil – desenvolvido no âmbito do Palacete Gentil Braga, cujo objetivo é desenvolver/abrigar/apoiar projetos voltados à preservação da memória arquitetônica e à promoção das diversas manifestações culturais e das linguagens artísticas do estado; o Projeto Universidade Promotora de Saúde – que está desenvolvendo uma série de ações de saúde, como vacinação,  oficinas, palestras e orientações tanto para a comunidade acadêmica como também para a população no geral.

Juntos, os projetos vinculados à PROEC alcançam um número significativo de pessoas em todo o Estado do Maranhão. Todas as ações realizadas envolvem docentes, técnicos, colaboradores terceirizados e a comunidade interna e externa à universidade.

Confira algumas fotos dos projetos:

Ações de extensão NEVE

Por: DCom