Notícias

Nota do Departamento de Artes Cênicas da UFMA - Em resposta à Comunidade Acadêmica

publicado: 30/05/2023 15h20, última modificação: 31/05/2023 10h19
Nota do Departamento de Artes Cênicas da UFMA - Em resposta à Comunidade Acadêmica

Nota do Departamento de Artes Cênicas da UFMA - em resposta à Comunidade Acadêmica

Diante da nota publicada no portal da Universidade Federal do Maranhão, em 26 de maio de 2023, às 12h23, emitida pela Reitoria desta instituição, referente ao ato de mobilização de docentes e discentes do curso de Licenciatura em Teatro, sentimos a necessidade de expor as motivações que nos levaram à organização de tal ato e de retificar as informações publicadas. Ressaltamos que:

1. A mobilização ocorrida na 5ª feira, dia 25 de maio de 2023, partiu de uma deliberação de docentes e discentes durante Assembleia Departamental, realizada aos 17 dias do mês de maio do ano de 2023, como decisão departamental a partir da discussão acerca da suspensão ou continuidade das aulas na Sala de Dança (subsolo, bloco 5 do Centro de Ciências Humanas- CCH), no período de 2023.1, devido à ausência da manutenção no aparelho de ar condicionado. A Assembleia recusou a proposta de desenvolvimento das aulas em espaços alternativos, pois, desde o início de 2022, docentes do curso têm buscado espaços externos à Universidade ou mesmo de outros departamentos, assim como espaços improvisados para a ministração de suas aulas, devido à falta de ares-condicionados nas salas do curso (Teatro de Bolso, Sala Casimiro Coco e Sala de Dança). Durante a reunião, a Assembleia tomou a seguinte decisão: “acatou e se comprometeu em organizar um ato simbólico, junto ao corpo discente, na quinta-feira, dia 25 de maio, às 10h na porta da Sala de Dança, com o propósito de chamar atenção da Reitoria e da SINFRA para o problema das salas com o ar-condicionado defeituoso e sem reparo.” (Ata de Reunião nº 0588228/2023/DEARTC/CCH).

2. Uma vez que a decisão departamental contou com a participação de discentes e docentes, lamentamos que a Reitoria, com a Nota publicada em 26 de maio de 2023, tenha colocado o nosso ato como “medida de exceção”, como “posição isolada”, responsabilizando a direção do Centro pela livre manifestação realizada por um grupo formado por discentes e docentes por melhorias para o curso de Teatro na UFMA, ao passo que essa decisão não contou com a participação do diretor do Centro na Assembleia, e, sim, no ato, como apoio, como não podia ser diferente, considerando a posição que ocupa como gestor. Docentes de outros cursos também se juntaram ao nosso ato considerando que a causa não é isolada, mas coletiva.

3. Em relação ao trecho na Nota assinada pela reitoria em 26 de maio de 2023 que lamenta “que a direção do CCH, numa posição isolada, não procure estabelecer o diálogo para resolver os problemas, como os demais centros vêm fazendo, e opta por medidas de exceção”, convém expor o histórico que levou (leia-se), o grupo de docentes e discentes de teatro e não a direção do CCH, à decisão da realização do ato:

a. Em 11 de abril de 2022, após reunião com o Magnífico Reitor, entregamos as demandas referentes à manutenção do Teatro de Bolso e Sala de Dança à equipe da SINFRA (Requisição 2442/2022, 20 de abril de 2022);

b. Atendendo à Requisição - 3769/2022 do Departamento, foi realizada a troca da base condensadora de um dos ares-condicionados, o que não solucionou o problema, pois o Teatro de Bolso conta com 2 equipamentos de ar para dar conta da dimensão e uso do espaço que conta com equipamentos de iluminação com refletor halógeno, de até 1000 w;

c. Durante o ano de 2022, recebemos três visitas técnicas da SINFRA para resolução de nossas demandas; com recursos de projetos referente à manutenção de Laboratórios do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, adquirimos materiais referentes à tinta, cabos, roldanas etc e a SINFRA enviou equipe técnica para a execução dos serviços no Teatro de Bolso, o que não contemplou a manutenção dos ares-condicionados.

d. 20 de março de 2023, a chefe do Departamento de Artes Cênicas juntamente com outros chefes, coordenadores e direção de centro (CCH) reuniram-se com o atual superintendente de infraestrutura para apresentar as demandas referentes à manutenção e trocas de ares-condicionados para início das aulas no período 2023.1

e. Em 20 de abril de 2023, a chefe do Departamento de Artes Cênicas e o diretor do Centro foram recebidos pelo atual superintendente da SINFRA para apresentar as demandas referentes à manutenção e troca de equipamentos de ares-condicionados dos ambientes do curso de Teatro da UFMA;

4. Conforme o histórico exposto, informamos que houve a procura por meio de diálogos para resolver os problemas apresentados nas demandas, entregues para a SINFRA, desde abril de 2022 estendendo-se até abril de 2023, em que consta, além das trocas e/ou manutenção de ares-condicionados, a “substituição de placas de espelhos quebrados” na sala de dança.

5. Nosso ato, de acordo com decisão do Departamento, teve como propósito “chamar atenção da Reitoria e da SINFRA para o problema das salas do curso de Teatro”, cujo ar-condicionado defeituoso e sem reparo tem causado sérios danos para o desenvolvimento das aulas na graduação e no mestrado em artes cênicas;

6. Dessa forma, o ato não “teve à frente”, como dito na Nota, o diretor do Centro de Ciências Humanas com o objetivo de “desgastar a administração desta Universidade, provavelmente, motivado pelas pretensões de ascensão ao comando maior da gestão”.

7. Poderíamos falar ainda sobre o nosso Centro de Artes, que nunca saiu do papel, ou sobre o prometido Teatro Luiz Pazzini no Centro Histórico, mas, considerando os tempos impossíveis que vivemos nesses últimos anos, vamos ficando com os problemas do ar-condicionado nas salas do curso e troca de espelhos na sala de dança, considerando que essas são estruturas mínimas para o bom funcionamento das aulas de artes cênicas, na UFMA. E, ficamos com essa pauta para as próximas demandas.

Mediante Nota divulgada em 26 de maio de 2023, solicitamos retratação por parte da Reitoria e assessoria de comunicação desta instituição de forma a apresentar os reais objetivos de tal ato, que se configurou como uma manifestação legítima por melhorias de nosso curso e sem nenhuma vinculação política a qualquer pré-candidatura à reitoria.

São Luís, 29 de maio de 2023.

DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS - UFMA


Prof. Dr. Jurandir Eduardo Pereira Junior
Profa..Dra. Michelle Nascimento Cabral Fonseca
Profa. Dra. Gisele Soares de Vasconcelos
Profa. Ma. Dayana Roberta
Profa. Ma. Marineide Câmara Silva
Prof. Me. João Victor da Silva Pereira
Profa. Dra. Tânia Cristina Costa Ribeiro
Profa. Dra. Maria José Lisboa Silva
Profa. Dra. Ana Socorro Ramos Braga
Profa. Dra. Nicolle Silva Machado
Prof. Dr. Abimaelson Santos Pereira
Profa. Ma. Ana Teresa Desterro Rabelo

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em: