NOTA DE REPÚDIO: atraso no pagamento das bolsas dos programas PIBID e Residência Pedagógica

publicado: 22/10/2021 11h13, última modificação: 25/10/2021 16h34
Nota de Repúdio.jpg

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Ensino-PROEN, do Comitê de Articulação Docente da UFMA e das Coordenações Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID-UFMA e do Programa RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-UFMA, declara o seu repudio frente ao atraso no pagamento das bolsas dos discentes, docentes da UFMA e dos professores-supervisores das escolas-campo que participam dos programas.

Inicialmente, a CAPES informou que o “pagamento do mês de setembro será adiado por alguns dias, em virtude da necessidade de aprovação do Projeto de Lei no 17/2021, para a recomposição orçamentária dos programas”.

Todavia, até o presente momento, não ocorreu o pagamento das bolsas dos participantes dos programas, e sequer existe uma previsão para a solução desse problema.

Os programas PIBID e RP da UFMA têm uma trajetória exitosa no desenvolvimento de atividades de ensino que tem contribuído para a melhoria dos indicadores educacionais e sociais do Estado do Maranhão. Compreendemos que qualquer iniciativa que prejudique o seu desenvolvimento deve ser sumariamente repudiada.

Ressaltamos que os dois programas contam, em sua edição atual, com um total de 672 discentes-bolsistas distribuídos em subprojetos dos Câmpus UFMA de Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luis.

Solidarizamo-nos especialmente com os discentes, que dependem da bolsa para se manterem na UFMA, em um momento de grave crise econômica e social.

Por fim, solidarizamo-nos com os demais docentes e voluntários que integram os programas, que, ao longo deste período, têm enfrentado os desafios impostos pela Pandemia da covid-19, executando suas atividades com muita seriedade.

#CapesPagueAsBolsasPibideRP