NOTA DE PESAR: Sandra Nascimento, professora do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

publicado: 30/11/2021 09h28, última modificação: 01/12/2021 16h34

É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento da professora Sandra Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult). O corpo será velado no Complexo do Jardim da Paz, no Anil, pela manhã, e às 11h haverá o cortejo para sepultamento no Cemitério do Gavião, no Centro.

A professora doutora, titular da Universidade Federal do Maranhão, Sandra Maria Nascimento Sousa foi pesquisadora pioneira nos estudos de gênero no Maranhão e na UFMA. Foi docente do curso de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGSOC) e do PGCult. Era líder do Grupo de Estudos de Gênero, Memórias e Identidades (Geni), que formou diversas pesquisadoras e pesquisadores com trabalhos reconhecidos e premiados. É autora de diversos artigos, capítulos de livros e livros sobre a temática, e organizou eventos nacionais e internacionais sobre o tema levando a UFMA a se tornar um espaço de referência nos respectivos estudos.

A professora Sandra recebeu diversos prêmios ao longo da sua carreira em reconhecimento pelos seus estudos e pesquisas, como o prêmio por contribuição em estudos de gênero e fortalecimento da democracia pela OAB-MA, em 2011.

Foi uma pesquisadora incansável, educadora generosa e amorosa sempre disposta a ensinar e acolher alunos, amigos e familiares. Deixa um grande legado como pesquisadora, professora, mulher e mãe.

A Universidade estende suas condolências aos familiares, colegas de trabalho e amigos.